Projeto Macuxi pelo mundo intensifica luta contra a fome em tempos de Covid-19. Participe

Como internacionalista e Cientista Política, sempre busquei estudar temas que tivessem relação direta com os Direitos Humanos e assim tentar contribuir no meio acadêmico para tratar temas que pudessem de alguma forma mudar a vida das pessoas! Apaixonei-me pela causa do combate á fome em 2015 após palestrar em um Congresso de Direitos Humanos em Minas Gerais e depois de ler a obra do suíço Jean Ziegler (Destruição em Massa – Geopolítica da fome – 2013).

Então comecei a estudar o fenômeno fome e o direito à alimentação na perspectiva da ciência política e das relações internacionais, e foi aí que me apaixonei completamente por essa causa e fiz dela minha missão de vida! É preciso entender que apenas produzir conteúdo que informe as pessoas a respeito da fome, trazer esse tema para discutir em sala de aula, fazer desse tema algo que incomode e de alguma forma gere uma consciência de que só todos juntos podemos mudar o quadro de fome no mundo, não é o suficiente, embora seja primordial, são necessárias ações que levem comida à mesa daqueles que vivem a dor de não ter o que comer!

Políticas públicas bem estruturadas, planejadas e com investimento financeiro transparente são exemplos de ações importantes para impactar esse cenário de fome de forma mais sustentável e efetiva. No entanto, em tempos de crise, como o período de pandemia que estamos vivendo por causa do novo corona vírus (Covid-19), é comum a fome se apresentar na vida de alguns que antes sempre puderam correr atrás do seu prato de comida por meio de trabalho autônomo e informal, mas que em virtude do isolamento social bate de frente com a escolha difícil de: ficar em casa para evitar o contágio e assim manter sua saúde, ou sair com o risco de se contaminar, mas garantir de alguma forma o prato de comida!

Políticas públicas bem estruturadas, planejadas e com investimento financeiro transparente são exemplos de ações importantes para impactar esse cenário de fome.

O Covid-19 trouxe URGÊNCIA para a vida de quem já tinha que lutar permanentemente contra à fome, trouxe a INCERTEZA do que comer para a vida de outros, e ainda trouxe MEDO da fome para a vida de quem nem imagina o que é sentir dor por não ter o que comer, ressalta-se que este justifica seu medo com o receio da falta de comida no mercado, enquanto àqueles, não possuem qualquer renda para irem ao mercado, o que os coloca em níveis diferentes de prioridade.

É preciso deixar claro que o novo Coronavírus nos colocou de frente com uma fome conhecida como “fome conjuntural”, que pode ocorrer com secas, inundações, guerras, catástrofes e pandemia, ou seja, trata-se de uma fome mais visível que é periodicamente divulgada nas telas de televisão, uma vez que chama atenção política e mobiliza ações estatais de outros atores que exercem políticas nessas áreas.

É por causa desse cenário conjuntural que se faz urgente a participação de todos, para que juntos possamos diminuir o impacto da pandemia, lembrando que a conjuntura não tem espaço para discutir política, tampouco religião. Essa conjuntura nos emite uma mensagem: a missão é única! Meu apelo é que se você tiver de escolher um lado, escolha o lado que gere coisas boas para você e para os outros, pois em conjunturas como essa não há espaço para egoísmo, estejamos todos juntos contra o Covid-19 e contra todos os outros desdobramentos que ele nos traz, como a fome que só aumenta!

E acredite, você é sim responsável pela fome do outro!!!!

O projeto Macuxi pelo mundo!

A ideia central do projeto é gerar pratos de comida a partir da venda dos produtos da marca Macuxi pelo mundo! No entanto, a nossa missão é gerar pratos de comida, deste modo, NÃO podemos cruzar os braços diante desse período de quarentena que deixa ainda mais difícil a vida de quem vive nessa situação de fome! Agora pensem, se fora do contexto do Covid-19 a vida de tantas famílias brasileiras é tão difícil, imagina em meio a essa pandemia!

A Macuxi pelo mundo se coloca como UM MEIO de transformar este cenário. Queremos ajudar projetos que representam a nossa missão, projetos estes, que não podem parar apesar do momento que vivemos. Assim, é preciso nos articularmos para manter essas iniciativas funcionando, dando toda ajuda que pudermos, mesmo que dentro de nossas casas. Pensando nisso, a Macuxi Pelo mundo idealizou esta campanha, juntamente com o Gide (@gideismo) que apoiou o projeto cuidado de toda a parte de marketing e ilustração, para arrecadar doações 100% on-line para os beneficiados do projeto Mesa Brasil. O Mesa é um projeto incrível e que com muita seriedade leva comida a quem tem fome, dessa forma quem doa, além de ajudar, ainda fica em casa em segurança.

A campanha tem outros parceiros que se colocaram à disposição para darem ainda mais força a essa iniciativa, pois compartilhar também é gerar pratos de comida! Gratidão à Samira do @amorbaltico, à Micaela do @quitutesdamica, ao meu querido Davi @daviramiro, à Fernanda @fecandeiasbolosedoces, à chef Ale Brandão da @arcadosabor e à Carla Stock da @mosaicodecor.

Dados da Campanha

Metas 

  • Total em reais: R$ 5.000,00
  • Total em kg de alimentos: 1 mil kg de alimentos
  • Total em pratos de comida: 5 mil pratos de comida (refeições complementadas)
  • Início da campanha – abril /2020
  • Fim da Campanha – maio/2020

 

Nota: todas as metas podem ser alteradas de acordo com o volume de doação, e o tempo pode ser estendido de acordo o progresso da campanha! Os valores e datas são apenas para termos um norte para iniciarmos a campanha!

Atenção!!!! Valor mínimo de arrecadação via link é de R$ 5,00 que representam 5 refeições complementadas!

Arrecadação

As doações podem ser feitas pelo botão amarelo “DOAR” do site da Macuxi (clique aqui), na bio do perfil do projeto Mac

Outra forma de doação é via transferência bancaria:

Banco do Brasil
Agência 3380-4
Conta corrente: 48252-8
 Caroline Silva

Internacionalista e Cientista Política

Idealizadora e Fundadora do Projeto Macuxi pelo mundo

@macuxipelomundo

www.macuxipelomundo.com.br

E-mail:macuxipelomundo@gmail.com