Queen Loretta é série sobre ajudar sua comunidade a iniciar uma mudança social

Por Eduardo de Assumpção*

Queen Loretta(Królova, Polônia, 2022). A série de drama original da Netflix é escrita pelo falecido Árni Ólafur Ásgeirsson e Kacper Wysocki, dirigida por Lukasz Kosmicki. Acompanha Sylwester(Andrzej Seweryn), um alfaiate estabelecido em Paris, que na juventude fugiu da Polônia, deixando uma filha para trás.

Leia também:

“Stonewall – Onde o Orgulho Começou”: a produção de Hollywood baseada em um momento histórico

A ancestralidade LGBTQIA+ no Cinema

Almodóvar resgata em “Dor e Glória” sua infância, a relação com a mãe e os vícios e bloqueios 

Sylwester é um respeitado e renomado alfaiate parisiense. Loretta é sua identidade drag, o que fez dele uma famosa drag queen em Paris, há 30 anos. Ele deixou sua vida e tudo para trás para fazer disso uma carreira. Mas agora, Sylwester deve aproveitar ao máximo seu passado e presente para consertar sua vida pessoal e, ao mesmo tempo, trazer mudanças sociais.

Ao receber a carta de sua neta Iza(Veronica Powers), depois de muito pensar, ele decide voltar para casa de onde partiu, apenas para salvar a vida da filha. Maria Peszek é Wioletta, a filha rabugenta de Sylwester, que está doente e no hospital. É a emergência médica de Wioletta que traz Sylwester de volta à sua cidade natal, à qual ele prometeu nunca mais voltar. Essa estranha reunião de família não é tão harmoniosa quanto ele esperava.

Mas, de alguma forma, à medida que o tempo passa e os três passam mais tempo juntos, mais próximos parecem ficar. Em suas tentativas de melhorar as coisas dentro da família, Sylwester começa a se concentrar em coisas que importam para sua neta, incluindo montar um show, o que exigiria que ele voltasse ao palco e revivesse sua identidade drag, para ajudar sua comunidade e sua relacionamento com a filha.

Queen Loretta também é sobre uma antiga drag queen que revisita sua vida no teatro

Mas há mais na narrativa desta história. Um dos temas que a série aborda é a relação pai-filha e te faz perguntar até onde você iria para se reconectar. A resposta é provavelmente o que Sylwester tenta fazer para enfrentar seu passado e seus erros do e tentar se redimir com sua filha.

Queen Loretta também é sobre uma antiga drag queen que revisita sua vida no teatro. Sylwester ainda se orgulha de sua identidade passada e habilidades de performance. E agora, décadas depois, seus talentos no palco serão úteis ao trazer Loretta à vida para ajudar sua comunidade a iniciar uma mudança social.

*Eduardo de Assumpção é jornalista e responsável pelo blog cinematografiaqueer.blogspot.com

Instagram: @cinematografiaqueer

Twitter: @eduardoirib