Bruto Afável é o novo show do duo Fora de Linha costurado com histórias de todes
Bruto Afável é um show de canções inéditas compostas pelo duo Fora de Linha – formado por Suellen Leal e Matheus Alvisi – em parceria com autores da cidade de São Paulo, selecionados em uma chamada pública, ação que inaugurou o projeto. “Recebemos mais de 280 textos, dos quais escolhemos 11 para a criação desta performance”.
Leia também:
Bixarte lança primeiro álbum de estúdio e aposta em novos sons e parceria com Urias
Mc Soffia chama Urias, Priscila Beatrice e Pamella Soull no clipe de “Lady da Quebrada”
Kaya Conky lança seu primeiro álbum e recebe Grag Queen, A Travestis, Puterrier e Baile do Gunna
Em julho de 2022, Bruto Afável fez uma convocatória direcionada a poetas, rimadores, ensaístas, dramaturgos, roteiristas, artistas visuais e interessados em geral para enviarem textos para a criação de um repertório autoral em parceria, que agora será apresentado em três espetáculos no formato voz e piano, pelos próprios integrantes do duo Fora de Linha, que assinam como idealizadores do projeto.
As canções transitam por vários estilos e ritmos da música popular brasileira – do xaxado e baião ao rap e às vanguardas paulistas. Todas as faixas, no entanto, têm em comum o diálogo com a cidade de São Paulo, de modo direto ou indireto, mostrando diferentes vivências e pontos de vistas mesclados a sentimentos que também habitam a cidade: amor, revolta, angústia, esperança, desilusão, desejo de ficar e partir.
No dia 17/03, sexta-feira, às 19h, o show acontece no Centro Cultural Vila Itororó. Em seguida, na terça-feira, 21/03, também às 19h, artistas ocupam o palco do CCSP. Fecham a temporada em 19/04, quarta-feira, às 21h, no Teatro Paulo Eiró.
“No setlist, teremos “Súplica Paulistana” – um texto do Wilson Menestrel que dialoga com a canção “Súplica Cearense”, composição de Gordurinha e Nelinho, cantada por Luiz Gonzaga. Porém, se na versão cearense o que se pede é para que a chuva caia no Sertão, aqui o paulistano pede para que a chuva pare de castigar o povo nas áreas de alagamento. Tem também canções de amor como “Valsa de Amor na Augusta” e “Meu Amor por Você Mora no Cotidiano de São Paulo”, respectivamente textos de Adel J.S e Ana Beatriz Lopes, que retratam histórias de amor em regiões diferentes da cidade.
Já em “Um dia”, texto do poeta Jacson Domingos, a canção versa sobre o desejo de um dia ir embora de São Paulo”, detalha Matheus Alvisi. “Queremos evidenciar que a cidade é constituída por diferentes vozes. A criação e a construção coletiva são formas de ocupar seus espaços e construir novas realidades. Acreditamos que criar e pensar sobre a cidade é uma importante forma de agir sobre ela”, conclui Suellen Leal.
Desde 2013, o duo se dedica à criação conjunta. O trabalho de ambos passou por uma verticalização com a poesia, a partir de composições e arranjos feitos sobre a obra de poetas brasileiros, como Waly Salomão e Paulo Leminski. O impulso para esta iniciativa partiu do desejo de realizar um trabalho colaborativo com escritores e artistas que, como eles, vivem e criam na cidade de São Paulo. “O que nos motivou a criação deste projeto, foi a possibilidade de conhecer artistas que, de outra forma, talvez não conheceríamos. Poder apresentar este trabalho é uma alegria e uma oportunidade de estabelecer novos encontros”, ressaltam.
Bruto Afável tem propostas de continuação do projeto: circular em outras cidades do país, compor um documentário com imagens do processo, editar a publicação dos textos e gravar as canções do show em álbum. “Na continuidade da parceria do duo Fora de Linha, já estamos desenhando nosso próximo show”.
Todas as apresentações contarão com acessibilidade em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Participam do projeto os autores(as) selecionados(as) com textos para canções: Adel J.S, Alexandre M. Paulino, Ana Beatriz Lopes, Carlos Alberto Xavier, Daniel Viana, Jacson Domingos, Mateus Santos, Maria Irmany Ribeiro, Nathalia Estima, Sabrina Lopes e Wilson Menestrel. O projeto Bruto Afável foi contemplado pela 5ª Edição do Edital de Apoio à Música para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.
Centro Cultural Vila Itororó
Data: 17/03 (sexta-feira)
Horário: 19h
Endereço: Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista, São Paulo – SP
Ingressos gratuitos
Classificação livre
Acessível em LIBRAS
Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Data: 21/03 (terça-feira)
Horário: 19h
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP
Ingressos gratuitos
Classificação livre
Acessível em LIBRAS
Teatro Paulo Eiró
Data: 19/04 (quarta-feira)
Horário: 21h
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Alto da Boa Vista, Santo Amaro – SP
Ingressos gratuitos
Classificação livre
Acessível em LIBRAS