Atriz e roteirista pernambucana Galba Gogoia chega à novela “Renascer”
Engraçada, sem papas na língua, cheia de personalidade e um pouquinho barraqueira, sim! Essa é Natasha, personagem da atriz e roteirista pernambucana Galba Gogoia, que chega à novela “Renascer”, às 21h na Rede Globo, para agitar o núcleo da Buba (Gabriela Medeiros). Ao lado da atriz Gabriela Loran e da drag queen Bianca DellaFancy, ela entrará na trama com a missão de resgatar a amizade e a essência da psicóloga.
Leia também:
Gabriela Loran é indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Los Angeles Brazilian Film Festival
“Cada uma tem uma personalidade muito bem marcada. Elas são muito amigas e unidas, mas a Buba anda afastada desde que começou a namorar, porque sofre muito por ele (Rodrigo Simas). Então, a Natasha, a Janaina (Bianca) e a Maitê (Gabriela) surgem para trazer mais alegria à vida de Buba e para fazer ela se reencontrar com quem ela era antes do namoro”, revela Galba, que veio aos 15 anos morar sozinha no Rio de Janeiro com o sonho de ser artista.
Roteirista premiada, ela fará sua primeira novela como atriz, mas já brilhou em diversas produções como a série “Perdido” (2019) e os filmes “A Suspeita” (2020) e “Iceberg” (2022). Como roteirista, realizou trabalhos de sucesso, entre eles duas temporadas da série “LOL”, do Amazon Prime, e a novela “Beleza Fatal”, que estreia em breve na plataforma de streaming Max. Galba também fez parte de diversos júris de festivais, como o Festival do Rio em 2020, e em “Renascer” vai mostrar um pouco da sua veia cômica.
“Eu sou uma pessoa divertida, gosto de rir e de criar comédia. Acho que estamos vivendo um momento revolucionário no qual pessoas ditas como minorias estão deixando de ser o alvo das piadas e virando autoras. A Natasha traz também um pouco dessa minha personalidade. Ela é engraçada e não tem muita paciência, fala a verdade na cara! Sempre tem a melhor das intenções, mas é a típica amiga maluquinha”, brinca.
Travesti e ativista dos direitos LGBTQIAPN+, Galba Gogoia busca humanizar as vozes trans em seus trabalhos como roteirista e comemora o espaço que a novela está abrindo para a diversidade no horário nobre. “Como uma travesti que está há anos no mercado, vejo como uma grande conquista a chegada das personagens. Neste caso, ainda mais por sermos amigas da Buba. Normalmente, as personagens trans não possuem amigas nas suas tramas, estão sempre sozinhas, então, é uma alegria compor esse novo núcleo e ocupar um lugar só nosso e inédito em uma novela das 21h”, celebra.
Assinando a idealização de um novo espetáculo de teatro, “Águas Quentes”, uma comédia ácida que vai discutir as diferenças de classes sociais sem levar os estereótipos em conta; com mais um trabalho como atriz para estrear (a série “Capoeiras”, no Star+); e buscando recursos para a produção do seu filme, “Jéssika”, uma continuação do premiado curta homônimo de 2018, que assina a direção e que foi exibido em mais de 25 festivais de cinema, a multiartista Galba resume a sua entrada em “Renascer” como um presente.
“Tem sido muito especial e divertido. Fizemos muita preparação antes de entrar na trama para criarmos essa intimidade, essa relação de amizade, e o time criativo está dando espaço para pensarmos juntos sobre as cenas, para que fique o mais natural possível. Espero que o público se identifique com elas”, conclui Galba.