Mister Trans Brasil elege seu novo representante para quebrar paradigmas sobre a representação de beleza
Mais uma vez, São Paulo (SP) sediou o concurso Mister Trans Brasil, em uma edição icônica, repleta de talentos e histórias de todo o país, juntamente com a representatividade de candidatos internacionais. O concurso durou três dias, com provas como Popularidade, Talento, Top Model e os desfiles da noite final memorável.
Leia também:
Professora da UFPI pede mais pesquisas sobre o universo queer
Inclusão LGBT no Ambiente Corporativo: construindo um ambiente mais seguro
7ª Marcha do Orgulho Trans ocupa centro de São Paulo pelo fim da transfobia
Três vencedores foram coroados na noite final. O novo Mister Trans Brasil é Akin Zahin, candidato de Minas Gerais, cantor, compositor e multiartista, que trouxe experiências poderosas de sua vida, servindo como referência de afeto, inclusive para famílias de transmasculinos.
Na edição estadual, o representante de Jardim Ângela, Daniell Bass, de 23 anos, nascido em São Paulo, foi coroado. Para fechar com chave de ouro, a edição internacional premiou Yuri dos Anjos, demonstrando grande determinação, participando desde a primeira edição em 2021 e nunca desistindo de seu sonho até conquistar o prêmio.
O Mister Trans Brasil baseia-se em pilares de representatividade dentro da esfera transgênero, com foco nas transmasculinidades, com o objetivo de eleger representantes a níveis estadual, nacional e internacional.
A proposta do concurso surgiu da necessidade de quebrar paradigmas sobre a representação de beleza, tradicionalmente direcionada à cisgeneridade, especialmente na indústria da moda. Ele abre um espaço de intervenção política em relação aos corpos transgêneros e cria novas referências de beleza.
O Mister Trans Brasil é o maior encontro de transmasculinidades do país, ampliando o alcance de suas vivências e se tornando exemplo e referência para outros homens trans. Reúne realidades, vivências e experiências de vida de transmasculines de todo o país em um confinamento pautado na conscientização, com rodas de conversa formativas e expressividade.