RJ ganha Estatuto de Diversidade de Gênero e Sexualidade em iniciativa da incansável vereadora Benny Briolly (PSol)

A cidade fluminense de Niterói comemorou o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, dia 28 de junho, com uma ótima notícia: foi protocolado o Estatuto de Diversidade de Gênero e Sexualidade do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da incansável vereadora Benny Briolly (PSol).

Leia também:

Vereadora Benny Briolly vence processo contra deputado estadual transfóbico

Vereador de Niterói é condenado por injúria contra a vereadora Benny Briolly

Conheça os projetos da vereadora Benny Briolly para garantir cidadania às pessoas trans de Niterói  

Ela explica que “no dia 13 de junho, nossa Mandata Popular, em conjunto com a OAB Niterói, o DCE Fernando Santo Cruz, a Rede Trans UFF e o Centro de Cidadania Paulo Gustavo, protocolamos o Estatuto da Diversidade de Gênero e Sexualidade em Niterói”.

Benny diz que “a importância deste estatuto está na dimensão política, uma vez que ele dialoga com as pautas de gênero e sexualidade a partir dos eixos dos direitos à cidadania: educação, saúde, segurança pública e empregabilidade”.

Ainda segundo ela “isto implica em equiparar os direitos civis da comunidade LGBTQIAPN+ na esfera municipal e cobra os órgãos competentes para que exerçam os seus papéis na garantia de acesso, proteção e ampliação de direitos fundamentais”.

A vereadora lembrou que “Niterói e suas regiões registram um caso de violência contra pessoas LGBTQIAPN+ por dia, e o Brasil é o país que mais mata essa população no mundo, mais até que países em que há pena de morte para a homossexualidade”.

“Portanto, tendo em vista este cenário e as diversas formas de violência que historicamente sofre a nossa comunidade, é dever do município promover a inclusão de todas as pessoas e combater a discriminação e a intolerância. Este é um avanço significativo para a nossa comunidade, não iremos abaixar a cabeça, continuaremos a enfrentar a lgbtfobia e o fascismo em nossa cidade.”