Empreendedora transformou a falta de cosméticos para a pele negra em oportunidade de ativismo

Depois de procurar cosméticos que respeitassem as características de sua pele negra e não ter sucesso, Nayane Cruz Gomes, 22 anos, de Brasília, decidiu que seria ela mesma esse sucesso. Há um ano e meio surgiu a Odara Melanina, com produtos pensados para a pele negra com o valor agregado da sustentabilidade ambiental: são 100% naturais.

A produção de Nayane engloba também a sustentabilidade do ponto de vista da reciclagem, transformando bijuterias que estavam destinadas ao lixo em novos acessórios. Ela recebe as doações, ressignifica as peças e ajuda o meio ambiente. Quer algo mais na moda do que salvar o planeta?

É unindo sustentabilidade ambiental e ativismo negro que ela pretende expandir seu campo de atuação. Vai apostar nos Correios para entregar para todo o Brasil, além de elaborar formações sobre um trabalho que é ao mesmo tempo bonito, rentável e ecológico. Ela conta mais:

Há quanto tempo surgiu a Odara? De onde veio a ideia?

A ideia do Odara surgiu há um ano e meio, quando passei a questionar se existiam cosméticos que pensavam nas características da minha pele, já que eu já conseguia encontrar para os meus cabelos. Fiz pesquisas e não encontrei no Brasil esses produtos, então passei a pesquisar como eu mesma poderia fazê-los e, em 1 de fevereiro deste ano, o Odara Melanina nasceu virtualmente.

Por que você acha importante oferecer opções de cosméticos para as mulheres negras? Ainda há pouca oferta de produtos?

A importância é o cuidado. Quando usamos um produto voltado para as especificidades da nossa pele, estamos cuidando mais adequadamente do nosso corpo, e consequentemente da mente. Os cosméticos naturais trazem inúmeros benefícios por terem em sua composição propriedades terapêuticas. Por muito tempo os negros não puderam tomar suas decisões, escolher suas roupas, e por aí vai… então é de grande impacto podemos dizer o que queremos e como queremos, no caso, produtos que respeitem nossas características. Ainda há pouca oferta de cosméticos para a pele negra, a oferta tem aumentado na área das maquiagens, mas não chega a ser um mercado amplo, com relação aos cosméticos que vendemos no Odara, como: cremes, sabonetes e desodorantes, é ainda mais escasso.

É de grande impacto podemos dizer o que queremos e como queremos, no caso, produtos que respeitem nossas características.

Os produtos são naturais em que sentido? Como tem sido a procura?

Quando dizemos que o cosmético é 100% natural, significa que ele não possui aditivos químicos e sintéticos, ou seja, não possui nada desenvolvido em laboratório de forma artificial, como os petrolatos, parabenos, propileno, amônia, ingredientes geneticamente modificados, alguns corantes e fragrâncias. A procura ainda não tem sido alta, atribuo a isso à questão da divulgação, por isso estamos buscando estratégias para que nossa ideia chegue a outras pessoas.

É definitivamente impossível não olhar mais para as necessidades do público negro?

Sim, e isso porque os próprios negros não irão mais deixar de olhar pra sua necessidade, e isso faz toda a diferença, pois não precisamos mais esperar para que nos seja ofertado algo, estamos cada vez mais presentes e confiantes.

Produtos são 100% naturais

E tem também os produtos artesanais. Por que fazer com material reaproveitado?

Quando estava estudando para os cosméticos entrei em contato com vários assuntos do mundo natural, inclusive reutilização, reciclagem e redução, não consegui ficar parada com a informação e senti que precisava fazer algo, então passei a incluir o artesanato no Odara, utilizando potes de papinhas usados para colocar os produtos, tecidos usados para fazer as embalagens e decorações. Além de bijuterias que pego de doação, essas bijus iriam para o lixo e aí que está a importância do material reaproveitado, se esses materiais vão para o lixo demoram cerca de 1000 anos, 1 ano, 100 anos para se decompor e agridem o solo, as plantas, nascentes …. Muitos prejuízos, a ideia então é tentar diminuir os impactos ambientais causados por nós.

Os próprios negros não irão mais deixar de olhar pra sua necessidade, e isso faz toda a diferença, pois não precisamos mais esperar para que nos seja ofertado algo, estamos cada vez mais presentes e confiantes.

A sustentabilidade é uma demanda que não pode mais ser ignorada?

Com toda certeza, as consequências já podem ser vistas todos os dias, quando paramos para observar a cor do céu em determinadas áreas, ao vermos nos jornais e em sites na internet a falta de água e o racionamento de energia em vários locais do Brasil. Isso não é consequência apenas de má administração, ocorrendo também em razão do uso irracional e excessivo do que nos é oferecido. Também notando o número elevado de enchentes, geradas pela falta de áreas de absorção da água da chuva, além do grande volume de lixo gerado e descartado incorretamente. Com a sustentabilidade, é possível contribuir para uma maior prevenção deste tipo de catástrofes, e por aí vai…

Como as pessoas podem doar?

Entrando em contato comigo por telefone no (61) 9918-76751 ou por e-mail: odaramelanina@gmail.com para agendar um dia para a doação da forma mais acessível para todos.

Quais os planos futuros?

O Odara pretende passar a fazer as entregas pelos Correios para ampliar nosso público e alcance, dessa maneira levar para outros locais e pessoas. A ideia também é passar a oferecer cursos, workshops e ampliar ações que nos ajudem a promover a ideia da sustentabilidade.

Instagram @odaramelanina

www.facebook.com/odaramelanina/