4ª Mostra de Cinema IFÉ terá exibições de filmes de realizadores negros, indígenas e LGBTQIA+
Com obras audiovisuais de realizadores e coletivos de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, a Mostra de Cinema IFÉ anuncia a sua 4ª edição, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, no Cinema Nosso e no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, consolidando-se como uma das mais importantes mostras de cinema do Rio de Janeiro e do país no recorte de raça, gênero e sexualidade.
Leia também:
Empress Of revela a poderosa colaboração “Femenine” com a rainha Urias
Celebrada turnê de Ana Carolina ganha primeiro EP com grandes sucessos de Cássia Eller
A mostra reunirá 20 filmes que serão exibidos gratuitamente em quatro sessões. Também vão acontecer bate-papos com os realizadores, além de oficinas, painéis formativos e masterclasses com grandes nomes do mercado, como Roberta Holiday e os Irmãos Carvalho para jovens e estudantes de Cinema.
Completam a programação os shows da cantora Azula, dia 27, às 20h, além de uma roda de samba de encerramento com o grupo Moça Prosa, dia 29, às 18h30. Todas as atividades são gratuitas. A idealização da mostra é da Timoneira Produções com direção de Ana Beatriz Silva e Mariana Campos.
Nesta edição, a Mostra IFÉ – que no idioma iorubá significa amor – adota o tema “Imaginar no espaço infinito” e propõe 20 filmes que trazem reflexões sobre o tempo, a imaginação e futuras narrativas, divididos entre quatro eixos temáticos: Afetividades negras (27/9, às 18h), “Memórias não-lineares do tempo” (28/9, às 18h), “Mitologias afro diaspóricas” (29/9, às 14h) e “Futuridades ancestrais” (29/9 às 16h30).
Todas as sessões serão seguidas por bate-papos com os realizadores. A curadoria de filmes é de Rafa Bqueer e Milena Manfredini, e os curtas escolhidos se relacionam com as temáticas de diversas maneiras.
Acesse a programação completa no www.mostraife.com.br