Peça infantil ‘Tem Bastante Espaço Aqui’ estreia dia 3 no Rio de Janeiro
Idealizada por Letícia Leão, que também assina a dramaturgia, e dirigida por Juliana França e Letícia, a peça infantil “Tem Bastante Espaço Aqui” desafia, com sensibilidade e leveza, as expectativas sobre a família. O espetáculo convida o público a refletir sobre o que significa ser família nos dias de hoje, em um mundo onde diferentes formas de afeto e convivência se entrelaçam. Estará em cartaz de 3 a 25 de maio, no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, Rio de Janeiro, com entrada franca.
Leia também:
Protagonizado por Thalita Carauta, “Os Sapos” estreia nas plataformas
Releitura afro-brasileira do clássico infantil estreia em São Paulo
Festival de Curitiba apresenta “Homens Pink” para celebrar a ancestralidade LGBT+
Joana (Juliane Cruz), uma menina de 7 anos, vive com suas duas mães, Isabel (Monique Vaillé) e Beatriz (Carolina Godinho), em uma casa rodeada pela natureza. Durante uma aula online de ciências, ela descobre que os bebês são gerados em úteros e fica com uma grande dúvida: de qual barriga ela nasceu? Será que pode nascer de duas? Movida por sua curiosidade, e com uma câmera na mão, Joana inicia uma jornada para descobrir a sua origem.
“Acreditamos que o teatro infantil é um veículo potente de experimentação, de descobertas de novas ideias e conceitos. Temos como missão, por meio da arte, estimular o olhar crítico e construtivo. Com ‘Tem Bastante Espaço Aqui’, o Futuros – Arte e Tecnologia recebe um espetáculo que proporciona, de maneira lúdica, reflexões sobre temas essenciais nas vidas das crianças, como acolhimento, inclusão e o respeito ao próximo’’, destaca Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.
Peça nasce a partir de filme
A peça é um desdobramento do filme independente “O Fundo dos Nossos Corações”, de Letícia Leão, rodado em 2021, que estreou no Festival do Rio e percorreu festivais por três anos, e recebeu prêmios dentro e fora do Brasil, incluindo o de Melhor Curta-Metragem Carioca no Rio LGBTQIA+ 2023. Cineasta, designer e roteirista, Letícia estuda Estética e Teoria Teatral na UNIRIO, o que faz essa peça ter uma grande importância para a sua carreira.

“No cinema, fiz uma homenagem ao teatro, e quando ele começou a ser exibido em festivais, muitas pessoas me incentivaram a adaptá-lo para os palcos. Conversei com Monique e Carol, que estão no elenco do filme, e elas toparam embarcar comigo nesse novo formato. Depois chegou a Juliana França para somar na direção e o restante dessa equipe maravilhosa”, conta Letícia.
Cria de Japeri, na Baixada Fluminense, Juliana atua como diretora, atriz, dramaturga e professora. Para ela, a peça diz “que o amor, o cuidado, as dúvidas e a diversão podem estar presentes em famílias de todos os jeitos, formadas por avós e netos, por dois pais e seus filhos, por tios e seus sobrinhos, amigos que se juntaram para educar e amar uma criança ou por duas mulheres que perceberam que havia bastante espaço em seus corações e que poderiam ampliar a família”.
Fotos: Monica Ramalho