Documentário estreia no dia 26 para retratar a história do HIV e da Aids no Brasil
A informação é uma das mais fortes aliadas na luta contra a Aids e está sendo usada de forma correta, esclarecedora e bem construída para estrear nos cinemas, no dia 26 de setembro, com o documentário “Carta Para Além dos Muros”. Com título homônimo da obra do jornalista e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, a produção retrata a história do HIV e da Aids no Brasil.
A direção é de André Canto, que refaz a cronologia da epidemia no Brasil para falar sobre a evolução do tratamento antirretroviral e os desafios como estigma e discriminação. O filme integra o projeto Olhares – HIV e Aids no Brasil, que conta ainda com uma série para a televisão e um livro sobre o mesmo tema.
Estão no documentário nomes como os ministros da Saúde que foram chave para que o Brasil se tornasse uma referência na resposta à epidemia, José Serra e José Gomes Temporão; os médicos Dráuzio Varella, Ricardo Tapajós, Ricardo Vasconcelos e Rosana Del Bianco; a apresentadora Marina Person; Lucinha Araújo, mãe de Cazuza.
“Carta Para Além dos Muros” tem roteiro de André Canto, Gabriel Estrela, Gustavo Menezes e Ricardo Farias. A consultoria técnica é do infectologista Ricardo Vasconcelos e do Unaids.