Como tornar o hábito de comer uma lição em tempos de isolamento social?
Por Sérgio Ricardo Rosa*
Para ajudar a nossas vidas diante desta situação que está afetando todos os aspectos de nossas vidas, e especialmente em função do isolamento social necessário que nos impõe a um novo modo de viver — desde o teletrabalho indiscriminado até novas formas de nos relacionarmos, este é um momento fundamental para refletirmos sobre nossa alimentação, sobre como podemos nos alimentar de uma forma mais saudável.
Uma alimentação saudável é primordial para manter a saúde e é especialmente importante para manter nosso sistema imunológico em ótimas condições, sem esquecer-se das medidas de higiene necessárias para evitar as contaminações.
Vamos aproveitar agora que o TEMPO nos ofereceu uma pausa, sem trânsito, sem escolas, sem igreja, sem parques, sem bares, restaurantes ou lanchonetes.
Dar atenção nas principais refeições de forma equilibrada:
Café da manhã, almoço e jantar.
Considere o equilíbrio dos nutrientes, alimentos que sua família tem por preferência, o pré-preparo, preparo e cocção dos alimentos, além do tempo e energia que terá para produção das refeições.
Trabalhar em casa não significar que terá mais tempo para cozinhar, principalmente agora que você é responsável por ensinar seus filhos e/ou executar suas atividades profissionais remotamente.
Quem tiver filhos em casa, os inclua no planejamento, limpeza e preparo das refeições.
Ensine-as a escrever e a exercitar matemática, leitura e ciências.
LEITURA | ESCRITA
Peça aos seus filhos para fazerem uma lista do que há na despensa e na geladeira. Depois, peça que consultem sites de receitas online para encontrar refeições e lanches que utilizam o que está disponível.
MATEMÁTICA
Encontre a matemática ao medir colheres e xícaras, contar números de ingredientes, fazer um balanço de itens da despensa ou planejar o tempo que levará para preparar, cozinhar e comer.
CIÊNCIA | BIOLOGIA
Envolva as crianças em assar pão, cozinhar um ovo ou criar um molho caseiro para salada. Pesquise para descobrir a ciência por trás das mudanças nos ingredientes quando aquecidos ou misturados.
- O que você precisa saber para mudar hábitos alimentares.
- Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da sua alimentação.
- Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições.
- Ser crítico quanto a mensagens e dados sobre alimentação em propagandas.
- Limite o consumo de alimentos processados e evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
* Sérgio Ricardo Rosa é nutricionista esportivo funcional e clínico desde 1995, dedicado a promover uma alimentação equilibrada através da avaliação nutricional consultor e especialista em prescrever dietas equilibradas para promover a perda de peso, ganho de peso (massa muscular), manutenção do peso e de dietas de nutrição clínica personalizadas. Possui vivência profissional em consultório, fazendo nutrição esportiva, nutrição preventiva e reeducação alimentar e atua também como Personal Diet.
Instagram @sergionutriesportivo
sergiorosanutri@gmail.com