Ananda Oliveira é a representante do Estado da Bahia no concurso Miss Beleza T Brasil 2020

A virginiana Ananda Oliveira é a representante do Estado da Bahia no concurso Miss Beleza T Brasil, que será realizado em São Paulo em outubro (leia mais aqui) – data preliminar que pode ser alterada devido à pandemia. Entramos em contato com todas as eleitas e publicaremos as respostas por ordem alfabética. E as entrevistas já publicadas estarão no fim da página para você conhecer todas elas.

“O ser miss é algo honroso e que me enche de esperança e alegria, pois compreendo que as minhas vivências são significativas e refletem como inspiração e representatividade para diversas pessoas, especificamente, para a comunidade LGBTQIA+. A minha representatividade enquanto Miss valida determinados aspectos que socialmente são negados para mulheres como eu”, conta à Ezatamag.

Fizemos para Ananda as mesmas perguntas enviadas às outras candidatas, garantindo isonomia na divulgação delas este texto de abertura também é padrão pelo mesmo motivo. Conheça um pouco mais sobre a Miss Bahia e seus objetivos:

Qual o seu signo e o que você̂ mais gosta no Estado que está representando?

Sou do signo de Virgem! O que me encanta no meu Estado é a imensa diversidade cultural, a Bahia é terra de um povo alegre, acolhedor, hospitaleiro, corajoso e cheio de fé. Dentro do território Baiano, temos uma riqueza diversa de praias exuberantes e, para além disso, temos cidades históricas que narram com riquezas de detalhes de toda a nossa história.

O ser miss é algo honroso e que me enche de esperança e alegria, pois compreendo que as minhas vivências são significativas e refletem como inspiração e representatividade.

Como foi sua trajetória até começar a sua transição e, agora, poderosa, arrasando, sendo eleita miss e indo ao nacional, como está?

As minhas vivências desde adolescente foram de muita luta e esperança, como sou de família humildade, sempre entendi a necessidade de lutar arduamente pelos meus ideais. A minha relação com minha mãe e alguns familiares é bem agradável, mas confesso que nem sempre foi fácil, afinal eles não compreendiam muito bem sobre a minha identidade de gênero, contudo, sempre me trataram com muito respeito. Ressalto que o apoio familiar contribuiu muito para eu me tornar a mulher forte e esperançosa que sou hoje. Nasci e moro em uma cidade um pouco conservadora, no interior da Bahia, e assim tive que aprender a lidar com preconceito desde muito cedo. Mas como sempre fui focada nos meus objetivos, consegui lidar com diversas situações do meu cotidiano, as minhas dores eu tento converter em força para continua vivendo e lutando por dias melhores.

O que se tornar Miss significou para você?

Além de ser um sonho pessoal, ser a Miss Beleza T Bahia 2020 e estar como candidata ao Miss Beleza T Brasil 2020 é algo extremamente valoroso para mim e para os meus. O ser miss é algo honroso e que me enche de esperança e alegria, pois compreendo que as minhas vivências são significativas e refletem como inspiração e representatividade para diversas pessoas, especificamente, para a comunidade LGBTQIA+.

Como você̂ acha que pode ajudar a comunidade LGBTQI+ sendo Miss?

A minha representatividade enquanto Miss valida determinados aspectos que socialmente são negados para mulheres como eu. E penso que, partindo da minha visibilidade, consiga transmitir conhecimentos e pontuar cada vez mais a naturalidade que é ser uma pessoa LGBTQI+. Sendo assim, pretendo levantar, principalmente, a bandeira sobre a garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+, sobretudo, questões ligadas à educação e oportunidade no mercado de trabalho!

Qual avaliação você̂ faz do cenário político brasileiro de hoje em dia?

Ao tempo em que a política deveria ser de igualdade e transparência, pontuando e garantindo, no mínimo, os direitos básicos para toda a população brasileira, como educação, segurança, bem-estar e principalmente saúde, nos deparamos com uma realidade bem distinta. Atualmente estamos vivendo em um cenário bem complicado frente a diversas questões políticas, e é perceptível uma falha na atuação política, principalmente no que diz respeito à saúde, já que estamos em um momento bem conturbado em decorrência da pandemia do Covid-19. É notório que estamos lidando com lideranças extremamente conservadora e que tentam dificultar e invisibilizar grande parte da população. E por isso é necessário sempre pontuar a importância das nossas escolhas em tempo de eleição. Pois precisamos ter como lideranças cidadãos capazes de defende os nossos direitos e garanti-los.

A minha representatividade enquanto Miss valida determinados aspectos que socialmente são negados para mulheres como eu

Você̂ acredita que ter se tornado Miss te ajudou na sua autoestima?

Ter me tornado Miss colaborou fortemente com a minha autoestima e autoconhecimento, me mantém cada vez mais engajada em reflexões sobre a minha realidade enquanto mulher, negra e trans. E, consequentemente, contribui para a construção dos meus ideais enquanto pessoa.

O que é ser bonita para você̂?

Ser bonita para mim vai além de questões estéticas, é sobre ter confiança e acreditar em si. Entretanto, vale ressaltar que a beleza é algo bem relativo, e podemos pensar o ser bonita partindo de vertentes tanto externas quanto internas. Culturalmente, a beleza é afirmada somente por traços estéticos, com um conjunto de qualidades, por exemplo, a pele, os traços e os cabelos. Destarte, para nós mulheres trans, e principalmente negras, temos que lidar com diversos padrões e ideais de beleza da branquitude, expostas claramente pelas mídias, que quase sempre renegam a nossa beleza e, dessa forma, acabamos buscando nos enquadrar em determinados padrões ou descobrimos e construímos por si só a nossa autoestima, reafirmando a nossa beleza. Gosto sempre de pontuar que a verdadeira beleza é a nossa essência e devemos reafirmar as nossas individualidades, nossas identidades

E qual tipo de gente você̂ acha horrorosa?

Penso que existem características/comportamentos de determinadas pessoas que reverberam diretamente na vida de outras pessoas como, por exemplo, a falta de empatia, compreensão e respeito, que está sempre implicada em julgamentos sobre diferenças, atribuindo normativas, padrões e etiquetas nos modos de ser e estar no mundo de quem ousa transgredi-los, subvertê-los. Nesse sentido, a comunidade LGBTQIA+ é alvo certo de quem insiste em empurrar goela abaixo os padrões cis-heteronormativos e brancos. Julgar o próximo pode trazer muitos desdobramentos negativos, essa pressão de um ideal e único modo de ver e viver a vida acaba que reforçam políticas de morte impregnadas na sociedade, sobretudo a LGBTfobia e o racismo, nos quais resultam, em boa parte das vezes, em suicídios, depressão, sentimento de autonegação, exclusões e assassinatos.

Ter me tornado Miss colaborou fortemente com a minha autoestima e autoconhecimento, me mantém cada vez mais engajada em reflexões sobre a minha realidade enquanto mulher, negra e trans.

O que você̂ pode dizer para as meninas trans e travestis que ainda enfrentam as dificuldades pelas quais você̂ já́ passou?

Tenho três palavras que carrego sempre comigo e que serão levadas por toda a vida, palavras que contribuíram muito dentro da minha realidade e a minha afirmação de gênero, que são ter: “PACIÊNCIA, ESPERANÇA E EMPATIA”. Acredito que essas são palavras-chave para lidar com diversos aspectos do nosso cotidiano e que sempre me fortalecem.

Agora uma pergunta clássica: qual seu maior sonho?

No decorrer de minhas vivências conseguir traçar e conquistar diversas metas e sonhos. E reconheço a importância dessas conquistas na minha vida atualmente. E por isso, costumo dizer que os seres humanos são feitos de sonhos e conquistas, por isso é importante sonhar! Atualmente, a minha meta é conquistar o título de Miss Beleza T Brasil, trata-se de um sonho em conjunto, pois existe diversas pessoas que sonham e torcem por mim. Assim, ao mesmo tempo em que me realizo enquanto pessoa, também consigo intervir na realidade de muitas pessoas do meu cotidiano através de minha visibilidade e luta.

Instagram @anadaoli

Leia também:

MISS BELEZA T: ACRE

MISS BELEZA T: ALAGOAS

MISS BELEZA T: AMAPÁ

MISS BELEZA T: AMAZONAS