Com nova música na área, Juan Guiã lança marca de roupas com renda revertida para luta contra a LGBTfobia

Tem novidade boa com os lançamentos do cantor pernambucano Juan Guiã. Não apenas música nova, mas também uma marca de roupas agênero com parte da renda revertida para o Projeto Transviver (já falamos deles aqui). “Te Alma” é a nova canção já disponível nos serviços de streaming e que chega cheia de significados.

Ela é o single do primeiro álbum do artista, “Estilhaço”, de produção independente e com previsão de lançamento para 2021. A canção fala de cura e de uma conexão de almas, para além do amor. A produção é de Henrique Macedo, produtor musical, cantor e diretor de trilhas, que já tinha trabalhado com Juan no espetáculo de dança-teatro autoral “Por um Fio”, em 2009, que trazia temáticas como existência, vida e morte.

O clipe é dividido em quatro blocos, inspirados em um ciclo afetivo

Por conta dos desafios trazidos pela pandemia, Juan assumiu diversas responsabilidades técnicas na produção do clipe como maquiagem, direção de arte e cenografia. A equipe, reduzida para respeitar o distanciamento social, contou somente com iluminação de Cleison Belo Ramos e captação de imagens de Morgana Narjara, que dividiu, também, a direção de fotografia com o cantor.

Clipe foi produzido seguindo o distanciamento social

Mas como as adversidades trazem também um lado positivo, Juan conseguiu resgatar, nesse processo criativo, sua vivência nas artes cênicas, traduzindo o universo proposto pela sonoridade da canção em uma narrativa imagética e teatral. O clipe é dividido em quatro blocos, inspirados em um ciclo afetivo, cada um representado por uma cor: carne (vermelho), cura regida pelos caboclos (verde), reconexão espiritual (branco) e iluminação (amarelo).

E a roupa tem tudo a ver com militância. “Te Alma” conta com figurinos marcantes e adereços faciais de criação do próprio cantor, que também usa seus dons para ajudar quem precisa. Junto com a canção e o clipe, Juan lança sua marca de roupas, Te Alma (www.tealma.com.br), com camisetas e peças futuristas criadas pelo artista, que assinou o conceito e o desenho.

“Te Alma” conta com figurinos marcantes e adereços faciais de criação do próprio cantor,

Parte dos lucros da loja virtual será doada ao Instituto Transviver, ONG que luta contra a LGBTfobia em Recife e fundada por Juan Guiã e sua mãe, Regina Guimarães, em 2018. A ONG também atua na busca por direitos e articulações políticas em prol da comunidade, vítima da desigualdade social na capital pernambucana.

Junto com a canção e o clipe, Juan lança sua marca de roupas, Te Alma

Na pandemia, o Transviver ajudou centenas de famílias de pessoas LGBTQIA+ fazendo entrega de cestas básicas, material de higiene pessoal e limpeza, máscaras, álcool gel e botijões de gás.

Juan acredita em arte com propósito. “Desde a criação do Transviver, coloco meu trabalho artístico, a expressão do que é mais verdadeiro em mim a serviço da comunidade LGBTQIA+, já tão maltratada pela sociedade”, conta. Mesmo antes da loja, a renda conquistada pela música e clipe de “Bacurau”, seu último trabalho, também foi revertida para o Transviver.