Festival de Artes integradas totalmente realizado por mulheres será nas quintas de março, com transmissão ao vivo pelas redes sociais
A primeira noite da edição online do Terra por Elas será na quinta-feira, dia 4, a partir das 21h, e terá Luna Vitrolira e Gabi da Pele Preta (foto de destaque) como atrações. Esta é a terceira edição do Festival de artes integradas, totalmente realizado por mulheres e transmitido ao vivo pelas redes sociais, como Youtube, Instagram e Facebook, tendo como palco o Espaço Cultural Terra Café, localizado na área central de Recife.
Luna Vitrolira é escritora, poeta declamadora, atriz e performer. Finalista do prêmio Jabuti 2019, mestra em teoria da literatura, desenvolve pesquisas no âmbito da poética das vozes, com ênfase em oralidade e improviso. É também idealizadora dos projetos itinerantes “Estados em poesia”, em que promove o intercâmbio entre as diversas cenas da poesia falada do Brasil; “De repente uma Glosa” e “Mulheres de Repente”, por meio dos quais colabora com a projeção nacional da Mesa de Glosas, modalidade de poesia de improviso do sertão do Pajeú/PE. Enquanto ativista e militante atua em projetos de formação voltados para as juventudes das periferias e em situação de cárcere. Nesse momento se prepara para lançar seu primeiro disco autoral.
A força da mulher artista negra e interiorana ressoa na voz de Gabi da Pele Preta. A cantora caruaruense, que acaba de lançar seu primeiro single, desde 2011 sobe a palcos por Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e outras cidades pernambucanas, integrando programação de festividades como São João e Carnaval. Também participou de festivais – Janeiro de Grandes Espetáculos, No Ar Coquetel Molotov 2017, Macuca das Artes, Rec Beat, além de edições do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).
Atualmente, além do trabalho solo, Gabi da Pele Preta desenvolve trabalhos musicais com Azulão – patrimônio vivo do forró pernambucano – e com a banda Cordel do Fogo Encantado, como backing vocal, além de ser integrante da Mostra Reverbo. Seu canto forte e sua força cênica a tornam um dos talentos notáveis da música pernambucana da última década.
O Terra por Elas será nos dias 04/03, 11/03, 18/03, e 25/03, a partir das 21h, e é totalmente realizado por mulheres, desde a produção, técnica e em todas as atividades e atrações apresentadas, nas diversas áreas artísticas que o projeto envolve: música, poesia, fotografia, teatro, dança, entre outras. Todas as atividades terão intérprete de Libras em suas transmissões.
“Nosso objetivo é oferecer uma programação especial e diversificada, visando expandir a representatividade das mulheres no âmbito cultural, é importante manter a cena cultural de nossa cidade viva ainda que em tempos de pandemia. Esse é um momento em que precisamos muito da arte para fortalecer a alma.” comenta Gabriela Dias, uma das idealizadoras e produtora do projeto.
Confira a programação:
Gabi da Pele Preta, Luna Vitrolira
Isabela Moraes
Amanda Bú com a exposição “Te libertar” e Larissa Lisboa
Ylana Queiroga e Lilli Rocha