Primeira trans no cargo, vereadora Regininha já soma mais de 1000 pedidos de melhorias para a população de Araçatuba, incluindo a cidadania LGBT
Já são mais de 1000 indicações em 100 dias de mandata da ativista social Regina Lourenço (Avante) como vereadora na Câmara Municipal de Araçatuba (SP). Primeira trans a ocupar o cargo, Regininha já protocolou projeto para desenvolver políticas públicas para pessoas LGBT do município e vários pedidos de serviços de zeladoria na cidade – que ela vai conferir de perto para ver se estão sendo bem realizados.
Com o Projeto de Lei 0023-2021, que começou a tramitar em 10 de março, a vereadora pede que Araçatuba promova “o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero LGBTQIA+)“.
Além disso, a parlamentar apresentou este grande volume de indicações pedindo melhorias para a população em geral. São indicações para que sejam realizados serviços como roçagem e limpeza de terreno, sinalização de trânsito (placas de Pare, sinalização horizontal), redutores de velocidade nas ruas, tapa-buracos, instalação de boca-de-lobo, asfaltamento de vias, poda de árvore e manutenção em praça – só para citar alguns.
E o mais legal é que Regininha vai in loco conferir se as melhorias estão sendo feitas, – e presta contas à população publicando tudo no Facebook. Usa as redes sociais também para receber demandas das pessoas, ouvi-las. Ou seja, leva ao pé da letra a função de vereadora, que é fiscalizar ações públicas em nome do bem-estar do povo. Um exemplo.
Regininha também protocolou o Projeto de Lei 0045/2021, que pede o cadastramento dos servidores públicos que possuam algum tipo de deficiência. Uma forma de tirá-las da invisibilidade. Também é responsável pelo Projeto de Lei 0043/2021, que inclui no currículo escolar da rede municipal de ensino de Araçatuba e estudo sobre as relações familiares e o respeito ao idoso.
Regininha é persistente. Ela participou das eleições como candidata à vereadora pela terceira vez – e teve mais votos (861 válidos) do que o total de votos somados que recebeu em 2012 e 2016.
Instagram @regininhavereadora