Junho começa trazendo enxurrada de empresas a favor da diversidade – e a chance de mudar o jogo para o ano todo 

Antes de junho chegar você precisa saber que nem tudo que reluz é ouro nas redes sociais e nem todo avatar com bandeira do arco-íris gosta da diversidade sexual. Justiça seja feita para algumas iniciativas genuínas, mas junho traz à tona todo tipo de gente que ama LGBT, de verdade ou não. 

O Mês do Orgulho LGBT no mundo todo aqui no Brasil nos últimos anos foi ganhando apoio comercial. Apoio de verdade, porque a empresa realmente quer ajudar a causa; apoio hipócrita, porque o mundo vem exigindo para “não ficar feio”; ou apoio caça-níquel mesmo, porque o Pink Money existe e brilha aos olhos de quem quer encher o bolso. 

Porque temos como exemplo máximo o sucesso estrondoso da Parada de São Paulo. É o segundo evento que mais injeta dinheiro na capital paulista, ficando atrás apenas da luxuosa Fórmula 1. foram R$ 403 milhões movimentados em 2019 (último ano em que se pôde ir à rua), de acordo com dados da própria Prefeitura Municipal paulistana. 

A mesma prefeitura que já há muitos anos percebeu a importância social, política e econômica, além de turística, do evento e apoia a realização com infraestrutura, algo em torno de R$ 1 milhão por ano. É um retorno mais de 400 vezes maior do que o investimento. 

Justiça seja feita para algumas iniciativas genuínas, mas junho traz à tona todo tipo de gente que ama LGBT, de verdade ou não.

 

Então como não ser um novo eldorado na trilha de quem busca por ouro como a iniciativa privada? Uma riqueza com valor agregado, com uma consciência social exigida, não mais apenas bem-vinda, pelo mercado, pelos consumidores. Não é algo ruim a depender do que frutifica dessa iniciativa, se frutificar algo. 

Junho é uma armadilha para confundirmos o genuíno e o hipócrita, ambos vestidos de arco-íris para esta ocasião. A esperança consiste em que um motive o outro, ou seja, que este movimento caça-níquel traga políticas de diversidade permanentes dentro das empresas, a contratação efetiva de pessoas LGBT para todos os níveis de cargos, a vontade de fazer diferente daqui para frente. 

Então como não ser um novo eldorado na trilha de quem busca por ouro como a iniciativa privada? Uma riqueza com valor agregado, com uma consciência social exigida.

Uma famosa rede de supermercados, para citar um exemplo real, depois de muitos erros contra nossa população tem buscado a contratação de pessoas trans, além de ser integrante oficial de fóruns que orientam sobre empresas mais diversas. Um avanço que nasceu de episódios não tão legais, mas que ganharam um futuro melhor. Dá para fazer. 

Toda essa cor nos avatares das empresas a partir de amanhã é linda, marca presença, é sim um avanço. Mas esse arco-íris não pode esmaecer quando junho acabar e o pote de ouro no fim dele for encontrado.