Iniciativa Pãozinho Solidário atende população e situação de rua em SP com itens básicos, amor e dignidade 

“A solidariedade salva vidas.” É com esta frase em mente que um grupo de voluntáries vem mudando a dura realidade de pessoas em situação de rua em São Paulo. Com o aperto socioeconômico ainda maior trazido pela pandemia a estas pessoas, o Pãozinho Solidário alimenta, aquece e distribui cidadania na maior cidade do Brasil, e a mais desigual. 

A ideia nasceu em fevereiro deste ano, conta um dos responsáveis, Bruno Machado, com a crescente necessidade dessa população. “As ruas criam uma percepção de inferioridade e invisibilidade que leva aos mais vulneráveis a ideia de inexistência. A solidariedade diz o contrário e reafirma, em cada semana de ação que eles importam SIM”, explica à Ezatamag. 

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro ou dos itens doados como alimentos e cobertores, ou ainda, pode ir participar das entregas que o projeto realiza e ver de perto como um simples gesto pode transformar enormemente a vida das pessoas. Bruno explica melhor como funciona:  

Como nasceu a necessidade de fazer esta ação? 

O Pãozinho nasceu em fevereiro de 2021 a partir do desejo de auxiliar a população em situação de rua da cidade minimizando sua fome, além de levar um momento de esperança e muitos sorrisos para essa população. 

Temos voluntários que já foram assistidos, pessoas que saíram das ruas. O objetivo é esse: trazer a visão de um futuro melhor e viabilizar o caminho para esse futuro.

Qual a importância da solidariedade hoje em dia? 

A solidariedade salva vidas. Existe a necessidade de suprir necessidades fisiológicas, mas, acima disso, de levar uma mensagem de esperança, mostrando que essas pessoas importam e que são necessárias à sociedade. As ruas criam uma percepção de inferioridade e invisibilidade que leva aos mais vulneráveis a ideia de inexistência. A solidariedade diz o contrário e reafirma, em cada semana de ação que eles importam SIM. 

Como as pessoas podem ajudar? Dinheiro, alimento, ajuda física indo às entregas? 

Os pãoziners (nosso modo carinhoso de chamar nossos voluntários) são super engajados e atuam ativamente em todas as ações. Aceitamos ajuda presencial, indo às nossas ações, através de doações dos itens que utilizamos semanalmente ou via Pix (paozinhosolidario@gmail.com – facinho, né?)!  

Quais perspectivas para o projeto? Como ele pode crescer como um delicioso pão? 

Nosso objetivo desde o primeiro dia é, enquanto existe a necessidade de atendimento, prestar auxílio à maior quantidade de pessoas. Desde o assistencialismo das doações, até o empoderamento da dignidade dessas pessoas. Temos voluntários que já foram assistidos, pessoas que saíram das ruas. O objetivo é esse: trazer a visão de um futuro melhor e viabilizar o caminho para esse futuro. 

 Instagram @paozinhosolidario