Personalidades e artistas LGBTI se encontram em revista independente para falar sobre experiências e arrecadar recursos para a Amotrans-PE
Vai só até amanhã (6) a venda da edição 2021 da “Suporte”, uma colaboração de 16 personalidades e artistas LGBTQIA+ em uma revista independente que reflete sobre o futuro da comunidade. São oito depoimentos que contam a partir de suas visões e experiências, dentro do tema geral “Escapar para encarar a realidade”, suas perspectivas para a população LGBTQIA+.
A revista é definida como “um projeto independente criado por pessoas LGBTQIA+, sem fins lucrativos, para contribuir com instituições LGBTQIA+”. Cada exemplar custa R$ 40 com frete grátis para todo o Brasil e a renda será totalmente revertida para a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). O link para a loja virtual está aqui e na bio do Instagram @suporte.suporte
Karol Conká, Linn da Quebrada (foto), Jean Wyllys, Marina Lima e Gabriel Massan são alguns dos nomes que inspiram oito artistas visuais em obras que viram pôsteres. O objetivo é gerar urgência e atenção às pessoas em vulnerabilidade que mais precisam de apoio neste período de incertezas e escassez de recursos.
“Foi uma delícia. Me senti super à vontade para tocar em assuntos delicados e de extrema urgência. Tô ansiosa para ver no que vai dar e a obra vem por aí. O Moxca é um artista incrível e a Libra foi muito cuidadosa e perspicaz na mediação. Muito feliz de participar e disso ser um ponto de partida para outros momentos incríveis”, conta Linn.
Ela teve sua participação no projeto junto ao artista visual baiano Moxca, que complementa com a afirmação: “A ansiedade para a materialização dessa ideia não é pelo resultado, mas pela realização que já começou sendo incrível.”
“Pensar nesses nomes e elaborar sobre o futuro através da narrativa da Suporte com as pessoas convidadas, mostra a necessidade de complexializar e abrir o leque de possibilidades de como a nossa comunidade sente e se expressa individualmente, cada um em seu contexto” finaliza Libra Lima, uma das idealizadoras do projeto, sobre o processo curatorial.
O projeto independente não é novidade na cena LGBTQIA+. Em 2020, com o mesmo objetivo de arrecadação de renda em apoio a instituições, reuniu 24 artistas visuais que desenvolveram uma estampa de camiseta que arrecadou mais de R$ 30 mil.
Os encontros entre personalidades e artistas visuais, de linguagens distintas, foi o ponto de partida para elevar a discussão e trazer um olhar complexo sobre a representatividade da comunidade.:
Linn da Quebrada & Moxca
Karol Conká & Gabriel Massan
Marina Lima & Jean Wyllys
Geni Núñez & Fefa Lins
Paulete Lindacelva & Marta Supernova
Marcia Pantera & Liana Padilha
Jude Paulla & Pedro Nekoi
Bixarte & Bros
A instituição
A Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em maio de 2008. A Amotrans-PE tem em sua diretoria pessoas transexuais e travestis. Além disso, mantém relação cotidiana com essa população, seja na realização de projetos já desenvolvidos, seja na construção de opiniões e valores que norteiam suas práticas e os rumos.
Mais informações: contatosuporte.suporte@gmail.com