Moda, empoderamento e beleza em novo ensaio de Ananda Oliveira. Porque viver é resistir! 

O Editorial “Ensolarando Sonhos” surge a partir da perspectiva e necessidade de realçar a pluralidade e as diversas maneiras de ser Ananda Oliveira. Em um encontro de beleza e luta, o olhar poético de Juh Ribeiro eterniza através da fotografia as individualidades de beleza transmitida por Ananda. A leitura da fotografia faz realçar a frase dita pela modelo: “Banhada pelo Sol!”. 

Esse editorial fotográfico é sobre Força, Resistência, Beleza, Vivência, Empoderamento, Luta, Potência e Luz. E sob um olhar poético, para validar a leitura, podemos citar a seguinte frase: “A beleza é calmaria, é um encontro do sol com o mar. O melhor calmante do mundo é água com sol!” 

As noções de beleza e estética feminina, por muito tempo, afirmaram padrões cisgêneros, brancos e europeus, desvalidando e invisibilizando outras possibilidades. Inspirado nas nuances de beleza, encantos e pluralidade feminina, “Ensolarando Sonhos” reafirma o poder e empoderamento da mulher incrivelmente linda que a Ananda é! 

“O toque do mar e o sol é a conexão perfeita para iluminar as diversas belezas de ser você mesma!” 

 

O Brasil é o país que vem liderando, por anos, o ranking mundial de agressões e mortes de pessoas trans e travestis. E é por isso que estar viva é uma resistência.

Afirmar e reafirmar a pluralidade feminina, usar como instrumentos a moda, política, cultura e beleza. Pensar sobre moda, beleza e empoderamento é analisar as diversas possibilidades de viver e existir.  

Para Ananda, se reconhecer e se afirmar como uma mulher forte, empoderada e bela é um ato de resistência.  Ela é uma mulher trans e negra, que resiste vivendo e usa de suas ações, vivências e trabalhos para dar visibilidade às questões LGBTQIA+.  

Vocês, caros leitores, devem estar se perguntando o porquê “viver” seria um ato de “resistência”. Para analisar isso é só pensar sobre a realidade do país. O Brasil é o país que vem liderando, por anos, o ranking mundial de agressões e mortes de pessoas trans e travestis. E é por isso que estar viva é uma resistência.  

Admirar as fotografias sob um olhar cauteloso, é sobre enxergar as nuances e individualidades de Ananda. Ela transmite, além de beleza, uma força inigualável, ela é força, beleza e resistência. Entre uma foto e outra, admirar a beleza e individualidade de Ananda é enxergar as possibilidades de elegância, delicadeza e sensualidade que ela imprime.  

“O toque do mar e o sol é a conexão perfeita para iluminar as diversas belezas de ser você mesma!”

 

As diversas conexões consigo mesma têm sido o porto seguro nas vivências. As possibilidades de viver e resistir perpassam de forma positiva na construção social do seu cotidiano. As conexões consigo e com o mundo abrem caminhos para demonstração de quem se é, e assim transformam as vivências do próximo.  

Olhe para a trajetória dela e enxergue a simbologia que ela é! 

Produção criativa: Aurélia Camargo (@aureliacamargo) 

Direção criativa: Jacson Silva (@prof.jacsonsilva 

Fotografia: Juh Ribeiro (@juhribeirofotografia) 

Styling: Linda Souza (@lindasouza1) 

Modelo: Ananda Oliveira (@anandadaoli) 

Beauty: Ananda Oliveira (@anandadanieleoliveira)