Leonardi Borges veste as divas mais importantes da música pop e quer humanidade na moda
Leonardi Borges é um designer nascido na periferia de São Paulo que tem visto seus croquis se tornarem looks que embelezam, ainda mais, as principais divas da música pop. Anitta, Pabllo Vittar, Luíza Sonza, Iza… a lista não para de crescer – como o talento e as perspectivas de Leonardi.
Leia também:
Luiz Kingsman lança música com clipe para celebrar a liberdade que a dança traz
João Buiz se espalha nas redes sociais usando o humor para conquistar espaço para os homens trans
Regina Schazzitt completa 12 anos de carreira quebrando estereótipos e expandindo a arte drag
A paixão pelas roupas seguiu aquele tradicional caminho de surgir na infância, quando tudo nos deslumbra. Mas o tradicional ficou por aí, porque ele confessa que ama mesmo é produzir looks diferentes, “que saem do comum, provocam ou disturbam o que é estipulado como tradicional”. A icônica e insuperável Michelly X (ao lado de Clara Lima),por exemplo, é uma das principais estilistas que transformam os croquis em realidade!
Leonardi conta à Ezatamag que a periferia continua dentro dele, o inspira e merece sua atenção: Leonardi está nos passos iniciais de um projeto que pretende valorizar a mão-de-obra local. Levar mais humanidade para um mercado global que ele sabe que pode, e vai, dominar muito em breve. Sem soltar a mão de ninguém.
Ele conta tudo:
Há quanto tempo surgiu essa paixão pelas roupas?
Surgiu na infância, desenhando roupas para os personagens que eu criava. Mas a paixão intensificou-se há seis anos, quando iniciei de fato na moda e vi minhas criações saindo do papel e vestindo pessoas reais. É um processo mágico!
Descobrir novas formas de expressão é também uma maneira de aumentar um pouco o mundo.
Você sempre gostou de peças mais criativas? Diferentes das lojas convencionais?
Sempre! Gosto de peças que saem do comum, provocam ou disturbam o que é estipulado como tradicional. Dessa forma, é possível encontrar novas possibilidades de existir. A intenção é ir além e desafiar cada vez mais a experiência de se transformar.
O que faz um bom figurino?
Um bom figurino, acima de tudo, deve ser uma extensão da personalidade de quem o veste. Não importa se é feito de lycra ou cravejado de cristais, o importante é funcionar como uma lente de aumento que amplia as características do indivíduo, sem ofuscar o brilho próprio de cada um.
Como vem a inspiração para vestir tantas divas?
A inspiração pode vir de diversos lugares, como a música, a arte e a própria moda. No entanto, meu impulso para criar vem de dentro. Como um garoto gay, de certa forma, dou voz às mulheres que habitam dentro de mim e que encontraram um canal para existir através da minha arte.
A roupa inspira a diva ou a diva inspira a roupa?
É uma via de mão dupla. Afinal, mulheres fortes e exuberantes são uma fonte inesgotável de inspiração para a moda. Mas quem nunca se transformou ao colocar uma roupa diferente, com brilhos e paetês talvez, que te modificou imediatamente? O figurino tem esse poder.
Existe uma mensagem nas suas produções? Qual é?
Com certeza! A mensagem é na verdade um convite a todos para brincar com as infinitas possibilidades de se vestir. Seja numa festa de carnaval ou dentro do seu próprio quarto. Descobrir novas formas de expressão é também uma maneira de aumentar um pouco o mundo.
Quais os planos e desejos para este ano?
Neste ano iniciei um projeto de moda na comunidade onde nasci na periferia de São Paulo. É empreendedorismo social que vai levar trabalho e desenvolver talentos da própria comunidade. O projeto está na fase inicial ainda, mas já estamos dando os primeiros passos.
Agora me conta qual é seu maior sonho!
Meus sonhos são muitos, dentre eles vestir minha musa maior: a Madonna! Mas, além disso, tenho o sonho de levar meu trabalho e o trabalho da minha comunidade para o mundo, colaborando com outros artistas de vários segmentos e assim criar uma rede de desenvolvimento humano neste mercado global.