POR UM FEMINISMO TRANS e TRAVESTI!!!

Por Bruna Benevides (Antra)*

A subalternidade alcança mulheres de diversas formas e é um grande desafio para os feminismos (e para feministas) enxergar e enfrentar a subalternidade das mulheres sem hierarquizar a dor que sentimos. Dor é dor. Dor e opressão não se discute!

Leia também: 

Transfobia por omissão e seus impactos na saúde mental das pessoas trans

Ariadna Arantes fala sobre Linn no BBB e planos de expandir sua atuação como influencer neste ano

É necessário intervir e reagir aos ataques sofridos por Linn da Quebrada no BBB 22

A subalternidade de gênero que alcança as mulheres cis é a mesma que nos mata. Que nos silencia e nega a nossa identidade. Que nos proíbe de usar banheiros. Que permite sermos espancadas a luz do dia ou esquecidas por anos no carcere. Nos nega o direito ao afeto. Nos nega um lugar, um nome, uma família. Que nos fetichiza, explora e abusa de nossos corpos.

Travestis e mulheres Trans sempre estiveram em lugar de subalternidade. E sair dele tem sido uma tarefa bem dificil.

Sempre fomos colocadas em um lugar de uma completa invisibilidade e ocupamos o lugar da hipervisibilidade negativa quando exploram a subalternidade e os processos de marginalização de nossa população em detrimento de nossas conquistas.

A subalternidade de gênero que alcança as mulheres cis é a mesma que nos mata. Que nos silencia e nega a nossa identidade.

A identidade de gênero feminina das travestis e mulheres Trans não deveria ser assunto de discussão, especialmente no feminismo. Pois ele também é o nosso lugar. Deveríamos discutir formas de enfrentar JUNTAS a violência de gênero, o cissexismo, a transfobia, a misóginia, o Racismo e os desafios de ser mulher em uma sociedade machista, racista, colonial, neoliberal e patriarcal.

Não excluam as Travestis e Mulheres trans dos espaços de luta. Nossa luta não atrapalha em nada a luta de qualquer outra mulher. E a nossa força é suficientemente capaz de contribuir grandiosamente com os feminismos. Lutemos juntas!

Lute como uma Mulher,
Resista como uma TRAVESTI!

*Antra é a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, rede de organização política de pessoas trans que articula em todo o Brasil 127 instituições que desenvolvem ações para promoção da cidadania da população de Travestis e Transexuais.