Evento será no Fairmont, em Copacabana, o bairro mais diverso do Rio

LGBT+ Turismo Expo ganha as areias cariocas e coloca o Rio como player essencial no turismo da diversidade

A cidade do Rio de Janeiro se tornará no dia 26 de julho definitivamente a capital do turismo da diversidade com a LGBT+ Turismo Expo. A programação será das 8h30 às 18h, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com temas importantes para se pensar – e fazer – o turismo para quem não conta com os privilégios de qualquer outro turista padrão, bem aceito, recebido com sorrisos.

Leia também:

Talento da diva Sylvester James atravessa gerações e ainda ecoa grito de liberdade e respeito

Afrontravas é podcast orgulhosamente travesti que chega para visibilizar – e a gente ajuda a espalhar este conteúdo

Decisão do STJ garante proteção da Lei Maria da Penha para mulheres trans

O evento tem apresentação da Setur-RJ e TurisRio e conta em sua organização com a expertise do executivo Alex Bernardes, que migra a movimentação para as areais cariocas após criar e dirigir em São Paulo cinco edições do maior encontro B2B de turismo LGBT+ da América Latina. O objetivo é abrir novas frentes para reforçar o papel na geração de conhecimento e reflexão sobre as demandas desse perfil de viajante.

A mudança de ares insere ainda mais o encontro no contexto de atração do viajante LGBT+, já que a cidade do Rio e suas praias são atrativos conhecidos e apreciados mundo afora. “O Rio de Janeiro é porta de entrada para o turista LGBT no Brasil, mas a cidade nunca tinha feito um grande evento de profissionalização para a cadeia de atendimento. Isso nos aproximou da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e o desenrolar das conversas culminou na mudança de cidade”, revela Alex.

“A LGBT+ Turismo Expo que está vindo para o Rio de Janeiro mostra a força e a importância do turismo LGBT+. Esta é uma das marcas do Rio de Janeiro e reforça o compromisso do nosso destino com o bem receber das pessoas, o bem receber da diversidade. Os cariocas abraçam todos os seus visitantes, com todas suas características, diversidades, culturas, gente do mundo inteiro e o evento reforça essa nossa vocação para o estado do Rio de Janeiro”, celebrou Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo.

A programação deste ano vai além de um fórum, o que nos levou a renomear o encontro para destacar essas mudanças, diz Alex

O evento é voltado à capacitação dos profissionais do setor por meio de palestras, workshops, debates e cases de sucesso. A organização acredita que as reflexões ajudam agentes de viagens, operadores, hoteleiros e todos os que trabalham na indústria a expandir o escopo de atuação, apoiando todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT+.

O “Expo” do título destaca as múltiplas possibilidades adicionadas ao eixo de conhecimento que consolidou o evento. “A programação deste ano vai além de um fórum, o que nos levou a renomear o encontro para destacar essas mudanças”, diz Alex.

A edição já conta com players importantes do mercado de turismo como a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Portugal. O país tem investido em campanhas para atração do turista LGBT+. Além disso, a cidade do Porto receberá, no início de julho, o primeiro festival de música LGBTQIA+, o LGBT+ Music Festival.

Completam o time TurisRio, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Fairmont Hotel Rio de Janeiro Copacabana, Miami e Fort Lauderdale (EUA), Hotéis Vila Galé, Rede Accor Hotéis, RCD Hotels e CC Hotels, Ministério do Turismo do Uruguai, Inprotur Argentina, Ministério do Turismo de Israel no Brasil, Out Asia Travel, XCaret Hotels, Setur-RS, Setur São Luís, Setur Recife, Empetur, R1 Soluções Audiovisuais, Copa Airlines e Curaçao, além dos apoios institucionais do, RioCVB e Abav RJ.

A expectativa é receber 450 participantes – 20% a mais que em 2019

A expectativa é receber 450 participantes – 20% a mais que em 2019, última edição 100% presencial. Além da área principal, uma segunda sala será dedicada a sessões educacionais focadas em boas práticas no atendimento e voltadas a hoteleiros, profissionais que atuam com receptivo, guias de turismo e colaboradores de restaurantes e bares, entre outros.

O conteúdo técnico e a divulgação de dados relacionados ao mercado somam-se à palestra especial focada em estratégias para atração desse perfil de viajante e à criação de uma área de exposição com cerca de 35 destinos, empresas e marcas de peso que já atuam no mercado LGBT+.

Foco em tendências

O evento sempre foi conhecido por trazer dados atuais e tendências para provocar reflexões que tenham impacto no atendimento, premissa que segue inalterada para a edição 2022. Os debates programados para este ano incluem temas como grandes eventos, sazonalidade e empregabilidade. Confira!

Painel 1: Importância do turista LGBT+ em grandes eventos;

Painel 2: Turismo LGBT+ como alternativa para movimentação na baixa temporada;

Painel 3: Empregabilidade LGBT+ no setor de turismo;

Painel 4: Turismo LGBT+ em destinos menores.

Palestra especial:

“Como ser assertivo no marketing de atração de turistas LGBT+”

Leandro Aragonez, coordenador de parceiros globais da IGLTA

 

LGBT+ Expo Turismo: 26 de julho de 2022, das 8h30 às 18h

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana: Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

www.lgbtmaisturismoexpo.com.br