Maria Lucas lançará o segundo livro de sua trilogia, “Mais Uma Casa de Bonecas”
Após compartilhar experiências vorazes da sua jornada enquanto mulher trans diante da cisnormatividade no livro “Esse Sangue Não é de Menstruação, mas de Transfobia”, a autora carioca Maria Lucas lançará a segunda parte da “Trilogia D’Ela”.
Leia também:
Atriz, escritora e performer Maria Lucas lança vaquinha para realizar o sonho das próteses de seios
Você transa com pessoas ou com falos? Quanto do sexo você dedica a sentir o corpo do outro?
O livro “Mais Uma Casa de Bonecas” (Editora Urutau, 56 pgs, a partir de R$25, 2022) está com a pré-venda aberta até o dia 19 de junho e retrata as socializações e contradições de relações familiares entre pessoas cisgêneras e heterossexuais, assim como o empoderamento de corpos trans e LGBTQIA+ em relações de afeto entre si.
As histórias contadas nos livros de Maria Lucas são oriundas de vivências da própria escritora que assume o alter-ego de Ela, personagem que escolheu para narrar histórias de violência e expulsão que viveu durante a pandemia, quando morou em dois consecutivos lares com pessoas cisgêneras que a agrediram de diversas formas. A escrita é feita em forma ensaística e busca a construção de uma história de auto-ficção.
“É um processo de retrabalhar dores e também muito arriscado, por expor situações e pessoas que realmente existiram e existem fora das páginas destes livros. Mas não menciono nomes e faço este trabalho para que compartilhemos essas histórias para, mais do que explicita-las, alertar sobre o quanto precisamos avançar enquanto sociedade. Escrevo sobre o que vivi, mas sabendo que também é sobre a vivência de muitas pessoas trans neste nosso país ultra transfóbico”, diz a autora, que é a primeira pessoa trans a ganhar o concurso de ensaios da conceituada Revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, com o texto “Próteses de Proteção”.
O livro ainda conta com orelha da artista, pesquisadora e curadora trans-feminista Hilda de Paulo; e com ilustrações de Íra Barillo, artista visual não-binário que já criou imagens para o primeiro livro da trilogia, compondo assim um projeto totalmente produzido por pessoas trans.
“Mais Uma Casa de Bonecas”, de Maria Lucas
56 páginas
Ano de edição: 2022
Editora Urutau