Summit foi organizado por Raquel e sua Nhaí!
Contaí Summit mostra as oportunidades e lições do empreendedorismo LGBTQPIA+
O empreendedorismo LGBTQPIA+ é um pote de ouro que o nosso arco-íris ainda não conseguiu encontrar efetivamente, mas está no caminho certo ao se organizar em eventos como a terceira edição do Contaí Summit. O encontro promovido na segunda-feira, 11 de julho, em São Paulo pela Nhaí! faz avançar o desenvolvimento de potências da nossa comunidade, amplia a ocupação de espaços (como o “nobre” Hotel Unique) e abre portas, janelas e estradas para todes desenvolverem sua caminhada profissional.
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A estrada fica mais fácil com dados orientadores como a mais recente pesquisa de amostragem da Almap BBDO sobre o setor: 64% dos empreendedores têm entre 25 e 40 anos, 55% deles estão na Região Sudeste, 47% se declaram brancos e 38% são mulheres cis. O caminho é promissor e conta com apoiadores de peso internacional como Avon, Ambev e Meta, três das maiores empresas do mundo.
A gigante dos cosméticos é uma mãezona para suas consultoras de beleza, reforçou uma delas, Eva Pires, lembrando que “eu demorei 30 anos para fazer a minha transição, entre aspas, porque a transição nunca termina. Demorou muito tempo para eu me aceitar, fora todo o processo que a gente passa”.
“Só com 30 anos eu consegui de fato dizer ‘eu sou a Eva’. E neste processo a Avon retorna à minha vida de novo com a maquiagem. Uma coisa que antes eu tinha ojeriza, nem queria passar uma base transparente na unha porque isso ‘é coisa de viado’”. De acordo com a pesquisa divulgada no Contaí!, 42% do ramo de negócios para pessoas LGBT+ estão no mercado de Beleza.
O encontro trouxe ainda outros casos de sucesso no empreendedorismo como a Transempregos, apresentada por Maitê Schneider. O projeto de empregabilidade para pessoas transgêneras é o maior banco de dados de currículos e vagas do segmento no Brasil.
Apresentando o dado de que 32% dos empreendedores LGBT+ escolheram o nicho de atuação de acordo com o que gostavam e se identificavam, o Contaí! reuniu ainda diversos exemplos de tino comercial com pessoas como Dória Miranda e sua loja online de roupas plus size; Emerson Brandão e sua moda tamanho único; Will da Afro e suas peças orgulhosamente periféricas; e mediação de Marcio Orlandi, do PrideBank.
Exemplos necessários em um cenário que, ainda de acordo com a pesquisa, conta muito com a inspiração para crescer. 56% dos entrevistados se inspiraram em alguém para se tornarem empreendedores. Uma inspiração que vem ainda de Auá Mendes e sua Lab A para destacar a presença indígena necessária para retratar de fato um mercado LGBT brasileiro.
Ela lembrou que “já aconteceu de eu olhar para uma marca e ela não me representar. Ela falar de uma perspectiva que não é minha, apenas usurpar e se apropriar de uma ideia. A Lab A vem acontecendo para que a gente pudesse falar por nós mesmos”.
“Quero agradecer muito a presença de vocês. Empreender sendo LGBTQPIA+ é um grande desafio, é ainda maior”, contou Raquel Virgínia, CEO da Nhaí!, revelando que foi necessário para ela construir uma estratégia para enfrentar os casos de transfobia e racismo no chamado mundo dos negócios.
“Eu posso estabelecer vários níveis de quais vão ser as minhas reações. Em um primeiro momento, pode ser educar essas pessoas, se elas forem suficientemente importantes para mim dentro do meu plano de negócios. Essa marca, essa empresa, é importante para mim a ponto de gastar o meu tempo explicando? Ou eu simplesmente ignoro ou simplesmente deixo essa explicação para o futuro.”
Esse futuro, a Nhaí! sabe bem, é digital e está no Metaverso, onde ela anunciou a abertura de um shopping virtual. A primeira loja já estava disponível durante o evento, quando os participantes já puderam dar uma voltinha utilizando a tecnologia.
64% dos empreendedores têm entre 25 e 40 anos, 55% deles estão na Região Sudeste, 47% se declaram brancos e 38% são mulheres cis.
Foi para discutir essas perspectivas e trocar aprendizado que a terceira edição do Contaí! contou também com o maquiador Tassio Santos, a Rainha da Beleza, o maior canal do YouTube sobre Beleza de todo o mundo; Gabriela Augusto, da Transcendemos; e apresentações bota-fogo-na-plateia de Ellen Oléria e Danna Lisboa.
Tudo isso no Hotel Unique, considerado um local elitista, inacessível. E era, até a Nhaí! chegar e falar “Contaí”.
PROGRAMAÇÃO
O extenso dia de atividades contou com uma produtiva diversidade de temas. A Almap BBDO apresentou a primeira parte dos desafios da pesquisa com João Fernandes, Aline Sabará (Agência Fas) e Taís Santos. A Avon abordou quando a beleza vira oportunidade com mediação de Victor di Castro e participação de Tássio Santos, Raquel Virgínia, Diego Santelices e Eva Pires.
Em seguida da apresentação da Transempregos, a Almap BBDO apresentou a segunda parte dos desafios da pesquisa com Luciano Alves e Brunielly Lemos. Os desafios do comércio online foram abordados por Will da Afro, Doria Miranda, Márcio Orlandi (Pridebank), Emerson Brandão e Anne Cilene.
Diego de Oliveira levou as perspectivas da Meta para o Metaverso. Clau Gonçalves (Espeto Bambu) e Nina e Raquel, do Bar Das. Já o Pink Money foi debatido pelo apresentador Caio Braz, Felipe Simi (Soko), Gabriela Augusto (Transcendemos) e Liliane Rocha (Gestão Kairos).
Marcos Amancio apresentou o sucesso da plataforma Anda Direito; Flavia Durant destacou os êxitos da Popplus; Rafa Ayslan explicou a atruação da Xisgênra; Vladimir Maluf abriu as portas do Terra; e Fernanda Kawani falou do Travatruck.
Teve ainda mais periferia em destaque no debate que reuniu Kamilah Pimentel, Jêniffer de Paula (Omissoró), Ana Claudia (Aleatória Produções) e Nathan Santos (King of Durags). E onde a moda encontra seu lugar também foi tema de conversa, com Gui Takahashi (Revista Glamour), Samantha Almeida (Estúdios Globo), Vicenta Perrota (Ateliê Transmoras) e Denise Sales (Studio Oroomin).
Fotos: Xisgênera