“O Rei de Havana” é imersão na pobreza avassaladora das favelas de Cuba

Por Eduardo de Assumpção*

“O Rei de Havana” (El Rey de la Habana, Espanha/República Dominicana, 2015) Agustí Villaronga, do premiado ‘Pa Negre(2010’), nos convida com ‘O Rei de Havana’, para aquela imersão na miséria que muitos não querem ver, passeando por áreas em ruínas, mergulhando na pobreza avassaladora das favelas de Cuba. O filme é baseado no romance de mesmo título de Pedro Juan Gutiérrez.

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O longa abre com alguns créditos animados que nos preparam para algo próximo da alegria, mas as primeiras cenas já nos desconcertam, pois mostram mortes violentas. Essa indefinição será constante ao longo da filmagem, e a consequente sucessão de agressividade e podridão apagará qualquer possível tentativa de sorriso e empatia.

Além disso, seus protagonistas não gostam do público, embora entendamos suas ações desesperadas para sobreviver em um mundo tão hostil. ‘O Rei de Havana’ segue os passos de Reinaldo (Maikol David), um menino que foge de um reformatório e perambula pela ilha no final dos anos noventa.

Lá ele vai aproveitar os dons genitais que a natureza lhe deu, para fazer sexo com uma senhora, ele vai morar com uma mulher(Yordanka Ariosa) que se prostitui com velhos, e, mantém algo parecido com uma trans, Yamile(Chanel Tarrero), doce e solitária. Esse barulho sexual é um dos ingredientes mais celebrados desse retrato selvagem e austero de marginalidade e amoralidade.

‘O Rei de Havana’ segue os passos de Reinaldo (Maikol David)

Coprodução entre Espanha e República Dominicana, o filme não pode ser rodado em Cuba e foi filmado em Santo Domingo. Conhecemos a realidade profunda do regime de Fidel Castro, embora filmada em uma ilha vizinha, mas com atores com um perfeito sotaque de Havana.

Em um ambiente tão sórdido e doloroso como este, o pior dos homens vem à tona e, de fato, há um claro machismo na forma como Reinaldo trata as mulheres e na forma como espera ser tratado por elas, que atinge seu ápice. Um final que, aliás, é perturbador e supõe uma mudança de tom muito drástica.

*Eduardo de Assumpção é jornalista e responsável pelo blog cinematografiaqueer.blogspot.com

Instagram: @cinematografiaqueer

Twitter: @eduardoirib