CorpoCasa reúne HQ, fotografia, jornalismo documental e dança a partir do protagonismo de artistas periféricos
Online para todo o Brasil e com datas presenciais em São Paulo, o projeto CorpoCasa reflete sobre questões relacionadas à produção cultural, empreendedorismo e geração de renda para criadores de quebrada. Entre os espaços da circulação inédita e gratuita, o Centro Cultural Grajaú, Casa Ecoativa, Espaço Cultural CITA, Centro de Culturas Negras-Mãe Sylvia de Oxalá e Casa de Cultura M’Boi Mirim.
Leia também:
Coletiva Profanas produz longa-metragem sobre vivências trans com pré-estreia no dia 17
Espetáculo, rito e provocação, “Máquina” encerra no dia 30 sua temporada em São Paulo
CorpoCasa é uma exposição que conta com um material documental, fotográfico e jornalístico sobre diversos contextos socioculturais e afetivos de artistas periféricos e com a distribuição gratuita da HQ “QUEBRADA SE MOVE”, realizada pelo ilustrador Mangraff em parceria com a Editora QUESTIONE!.
A circulação do projeto ocorre aos finais de semana (sábados e domingos), a partir do dia 03/09, no Centro Cultural Grajaú, passa por Casa Ecoativa (04/09), Espaço Cultural CITA (10/09), Centro de Culturas Negras-Mãe Sylvia de Oxalá (17/09) e tem seu encerramento na Casa de Cultura M’Boi Mirim (18/09). As entradas serão livres.
Para completar, a programação também terá acesso virtual liberado pelo site https://www.inspiracaoseis.com.br/corpocasa.
“O projeto CorpoCasa foi concebido a partir de um conceito chamado narrativas transmídias, por onde uma história pode ser contada em vários formatos e locais diferentes. Com isso, desenvolvemos um universo em que, para ser conhecido por inteiro, é preciso passar por várias etapas de conexão. E, independente da ordem em que se acessa, a experiência e o fluxo são sempre únicos”, conta o idealizador Laio Rocha.
Entre as palavras de destaque, resistência, geração de renda e dança. Estes são alguns temas que estão inseridos na iniciativa que compartilha com o público os caminhos e caminhadas de 6 dançarines de diferentes regiões periféricas de São Paulo, retratando a diversidade e a pluralidade de linguagens artísticas que se encontram presentes nos fluxos da cidade e suas bordas.
São muitos, afinal, os becos, vielas, espaços urbanos, comunidades e ambientes de convivência que apresentam os personagens dessa criação: Francisco Renner, Lainx Dias, Maitê Costa, May Silva, Gissauro e Kessely.
Buscando proporcionar reflexões sobre a viabilidade econômica de se produzir arte e cultura no país, a exposição abre o horizonte ao percurso de corpos que sobressaem ao olhar hegemônico da sociedade brasileira.
Circulação “Corpocasa” | ENTRADA LIVRE COM DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DO HQ “QUEBRADA SE MOVE”
03/09 – Centro Cultural Grajaú
- Prof. Oscar Barreto Filho, 252 – Parque América, São Paulo – SP, 04822-230
04/09 – Casa Ecoativa
Est. de Itaquaquecetuba, 141 – Jardim Santa Tereza, São Paulo – SP, 04872-060
10/09 – Espaço Cultural CITA
- Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refugio, São Paulo – SP, 05788-230
11/09 – Casa de Cultura HipHop ZS
Rua Sant’Ana, 201 – Vila Sao Pedro, São Paulo – SP, 04676-110
17/09- Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá
- Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04321-030
18/09- Casa de Cultura M Boi Mirim
Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha, São Paulo – SP, 04913-180
Aos finais de semana, abertura da exposição sempre às 10h + exibição do documentário às 14h + quadrinhos às 15h
Mais informações e acesso virtual: https://www.inspiracaoseis.com.br/corpocasa