Livro do argentino Enzo Manqueira resgata o fervo da noite do início dos 2000, com o bom e o ruim

“O problema é que a cabeça não aguenta, o ninja disse, e deu mais um trago. Enfim, se você for pensar, o maior problema é que a nossa geração é a primeira que está preocupada em viver bem. Nossos avós já fizeram o esforço de começar do zero, nossos pais ganharam o dinheiro, para a gente sobrou a procura da felicidade. Mas a gente nunca encontra, a professora disse. Não, o ninja disse, para a gente não sobrou nada.”

Leia também:

Editora especializada em gênero e sexualidade, O Sexo da Palavra comemora mais um ano de vida

Escritora e ilustradora, Djuna Barnes foi um dos nomes mais polêmicos dos anos 20 por sua obra e vida sexual

Maria Lucas lançará o segundo livro de sua trilogia, “Mais Uma Casa de Bonecas”

Assim os personagens de “Electronica”, romance de Enzo Maqueira que chega ao Brasil em setembro pela Pontoedita, falam sobre as perspectivas do mundo em que vivem.

Este diálogo, no entanto, poderia acontecer entre muitos outros personagens da geração que passou as noites dos anos 2000 em baladas e raves sonhando com um mundo sem fronteiras, um continente integrado e um futuro próspero antes de darem de cara com uma realidade pejotizada, de perda de direitos e à beira de uma catástrofe climática.

Em “Electronica”, a realidade da protagonista sem nome definida apenas por sua profissão (a professora) e de seu amigo, que o leitor também só conhece pelo apelido (o ninja), é composta por amizades esfareladas, empregos mal remunerados e amores que desassossegam.

Os personagens convivem com as drogas, levam o sexo ao limite e experimentam, entre “a erva, a coca, a keta e a bala”, uma angústia claustrofóbica que transborda na linguagem. Em alguns momentos, o leitor tem a sensação de estar diante de um videoclipe.

A técnica narrativa de Maqueira produz uma vertiginosa mudança de foco (muitas vezes na mesma frase) que deixa tudo meio embaçado. Narrado com o cinismo típico daqueles que cresceram na era da TV segmentada, vendo as grandes promessas se dissolverem.

“Electronica”, Enzo Maqueira

Tradução: Mauricio Tamboni

192 páginas

Ano de publicação: 2022

Pré-venda com 10% de desconto até 26/09 exclusivamente no site da editora: pontoedita.com