ESPECIAL ELEIÇÕES: Valkíria Brandão quer ser eleita a primeira travesti deputada estadual em Mato Grosso
Mato Grosso tem a chance de mudar seu cenário agro-conservador com a candidatura de Valkíria Brandão (Cidadania). Aos 31 anos e com dois filhos, ela chega com o número 23555 para ser eleita como a primeira deputada estadual travesti De toda a História mato-grossense.
Leia também:
Valkíria é casada há 12 anos com Kauã Rocha Brandão, que também é trans, e tem com ele dois filhos – Yan e Yohan. Ela quer chegar à Assembleia Legislativa para defender o autismo, fomentar a proteção de LGBTQIA+ vítimas de violência e incentivar o esporte.
Um país democrático e laico sempre deverá contar com representantes de todas as classes.
Em 2016, Valkiria disputou o cargo de vereadora por Nova Maringá. Em 2020, disputou em Campo Novo do Parecis. Atualmente é suplente do vereador Beito Machadinho (União). “E digo com toda a alegria no coração que meu sonho é conseguir fazer História como a primeira travesti deputada estadual de Mato Grosso”, conta na entrevista a seguir:
Por que as pessoas devem votar em você?
Acredito em uma eleição democrática com representatividade de uma classe que não tem voz a muitos anos no estado de mato grosso, hoje posso me tornar a 1° travesti deputada estadual e irei com toda garra e coragem ser a voz de muitos e muitas.
O que você pretende fazer quando se eleger? Quais suas três principais propostas?
A área social será sempre minha principal bandeira e representatividade, acredito que um Estado tão rico precisa melhorar a distribuição de renda e oportunidades, o assistencialismo real sobre o movimento lgbtqia+ será sempre acolhido em nosso futuro mandato e sempre priorizando a educação de base em nosso Estado.
Qual a importância de votar em e eleger pessoas LGBT por todo o brasil?
Um país democrático e laico sempre deverá contar com representantes de todas as classes, assim, o diálogo, debate e lutas terão sempre uma representatividade real e verdadeira, o poder não pode estar em algumas mãos e sim em todas as mãos, pois somos seres humanos e na o bandeiras.
Como você espera que seja o Brasil em 2023?
O futuro de nosso País sempre será no próprio brasileiro, com sua verdadeira resiliência, independente de política ou líder político, acredito em um país mais justo e com mais empatia.
Qual seu maior sonho?
A minha vida nunca foi fácil, pois encarei muito cedo uma rejeição e preconceito, e independente disso eu nunca desisti e jamais deixei de acreditar nas pessoas. E digo com toda a alegria no coração que meu sonho é conseguir fazer História como a primeira travesti deputada estadual de Mato Grosso.
ESPECIAL ELEIÇÕES 2022:
ESPECIAL ELEIÇÕES: Robeyoncé Lima quer ser deputada federal para ampliar uma atuação já elogiável
ESPECIAL ELEIÇÕES: Neon Cunha é a garantia da continuidade da luta LGBT+ na Assembleia de SP
ESPECIAL ELEIÇÕES: Ariel Luz é candidata à deputada federal em Goiás
Advogada e coordenadora da Transempregos, Márcia Rocha anuncia pré-candidatura à deputada federal
Chegou o momento de o Distrito Federal eleger Paula Benett como sua primeira deputada trans
Linda Brasil foi a primeira vereadora trans de Aracaju e agora quer ser também a primeira deputada
Symmy Larrat faz História no movimento LGBT e agora mira a Câmara Federal