Obrigada a todo amor que recebi nesse processo. A cada um sonhador que ousou lutar junto comigo nessa batalha que não foi fácil.
Por Benny Briolly*
Enfrentei a extrema direita nas ruas, fui atacada, mas mostramos a força de quem acredita num mundo revolucionário. Enfrentei também um processo de extremo isolamento por grupos dentro do meu partido. Nos deram um valor inicial do fundo eleitoral que chegava ser 5 vezes menor que diversas outras candidaturas. Inclusive que tiveram menores votações. Até o último dia de campanha lutávamos para mais recursos para garantir uma mínima estrutura para seguir.
Leia também:
Vereador de Niterói é condenado por injúria contra a vereadora Benny Briolly
Conheça os projetos da vereadora Benny Briolly para garantir cidadania às pessoas trans de Niterói
Homens brancos com o mesmo cargo que eu (vereança) ganharam recursos muito mais altos que o destinado a mim. Fui à luta para mudar esse cenário. Perdi dias em reuniões e articulações para que tivesse recurso do partido para ter ao menos os panfletos necessários para a campanha. Fora outras estruturas mínimas.
A fundamentação era que minha candidatura não era forte como as outras e que não ganharia. Essa fake News, hoje provada, foi usada não somente para destinar poucos recursos para minha campanha, mas também estava sendo dito para eleitores para que votassem em “candidaturas que tinham chance”. Também disseram que eu já estava eleita para que ajudassem votando em outras candidaturas.
Foram 25.150 irmãs e irmãos que junto comigo fizeram um dos movimentos mais importantes nessas eleições.
Quero dizer que em nada me espanto. Sou uma travesti preta e sempre tive que enfrentar a voracidade das estruturas transfobicas e racistas. Enfrentamos com um lindo movimento todas essas forças. Foram 25.150 irmãs e irmãos que junto comigo fizeram um dos movimentos mais importantes nessas eleições. Mostramos que a travesti preta, favelada e macumbeira não anda só.
Saímos com uma grande votação, saímos ainda maiores. Fomos 4.367 em Niterói em 2020 e hoje somos 25.150. É uma grande vitória. E agora eles sabem a força de nosso projeto que não foi para a Alerj por 329 votos. Foi por pouco.
Nosso povo ainda está nas mãos do fascismo. Essa eleição mostrou a força do conservadorismo em nosso estado. Temos desafios ainda maiores daqui para frente. Precisamos nos aquilombar! Precisamos nos organizar para sobreviver. E eu continuarei sendo voz e luta para meu povo.
*Benny Briolly (PSol) segue como vereadora (das melhores) na Câmara Municipal de Niterói, onde é desde 2020 a primeira travesti a ocupar o cargo.