Ruth Venceremos é a primeira suplente de sua coligação e pode se tornar a primeira deputada federal drag da História do Brasil

O Brasil pode ter a partir de 2023 pela primeira vez em seu Congresso Nacional uma drag queen. Ruth Venceremos (PT-DF) se elegeu no domingo, 2 de outubro, com 31.538 votos a 1ª suplente de deputada federal da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV). É muito comum que quem foi eleito ocupe um cargo no Executivo e abra vaga para essa suplência – e a gente fica torcendo para que sim.

Leia também:

ESPECIAL ELEIÇÕES: Drag histórica na luta dos movimentos sociais, Ruth Venceremos quer ser deputada federal contra o atraso

Brasil elege suas primeiras deputadas federais trans; travestis conquistam também as assembleias em SE e RJ

Candidaturas trans e travestis não eleitas no dia 2 de outubro não perderam nada e a gente explica os motivos

“Fizemos uma linda caminhada coletiva e sou grata a cada pessoa que depositou a sua esperança no nosso projeto coletivo! O sonho é grande e só começou, e a luta não para por aqui. Muito obrigada a você que também acredita e luta por um futuro com mais dignidade para o povo do DF e do Brasil”, agradeceu a diva que pode ser a primeira drag queen deputada federal do Brasil.

O sonho é grande e só começou, e a luta não para por aqui.

Ruth lembrou que a suplência é “um resultado potente de nossa primeira jornada eleitoral! Seguimos rumo a um horizonte de um país melhor e mais justo. Somos seres políticos e podemos fazer muito pelo Brasil se continuarmos nessa corrente de esperança e coletividade. Espero continuar contando com todas e todos que chegaram até aqui, porque juntos somos fortes e venceremos”.

Ruthona é tudo!!!!

Ruth tem um projeto de atuação focado no ser humano, na Saúde, na Cultura, na vida – e na alegria expressa em sua maior cabo eleitoral: Ruthona, um boneco de Olinda feito pelo artista pernambucano Silvio Botelho para a também pernambucana e carnavalesca Ruth.

A drag Ruth Venceremos ganha vida por Erivan Hilário dos Santos, produtor cultural, educador e ativista formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp).

“Espero continuar contando com todas e todos que chegaram até aqui, porque juntos somos fortes e venceremos.”

É conhecido no Brasil pela sua militância tanto no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) quanto no coletivo LGBT Distrito Drag, do qual é uma das fundadoras e diretora. Essa linda também tem forte atuação na luta antirracista e inclusive já foi condecorada com o Prêmio de Direitos Humanos do Governo do Distrito Federal, em 2019.