Paraíba entrega ambulatório TT e homenageia uma das principais militantes LGBT+ do Brasil
O ano começa com a reforma do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais Fernanda Benvenutty, que funciona no anexo do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa (PB). A entrega foi celebrada em dezembro e homenageia uma das mais importantes militantes da causa LGBT+ no Brasil.
Leia também:
Pela primeira vez no Brasil, Ministério do Planejamento e Orçamento promete incluir pessoas LGBT+
Ana Moser toma posse nos Esportes e se torna a primeira ministra brasileira assumidamente LGBT+
Eduardo Leite toma posse e se torna o primeiro governador brasileiro assumidamente LGBT+
As obras do ambulatório TT representaram investimentos de R$ 276 mil e contemplaram, dentre outros ambientes, consultórios, ambulatório e recepção, garantindo mais conforto aos mais de 950 pacientes de diversos municípios atendidos pela unidade.
O governador João Azevêdo aproveitou a entrega para ressaltar o compromisso da gestão com políticas de inclusão social e interiorização da saúde. “No nosso estado, o SUS verdadeiramente funciona e dentro dessa lógica, entregamos a reforma do ambulatório TT e as ambulâncias do programa Coração Paraibano, que complementam as ações da hemodinâmica, garantindo um serviço muito mais qualificado, dando respostas importantes ao povo da Paraíba”, frisou.
A unidade do ambulatório TT, em João Pessoa, é pioneira no Nordeste e presta atendimento em endocrinologia, ginecologia e cirurgia plástica, buscando garantir mais acessibilidade e um bom ambiente laboratorial. O ambiente conta com banheiros acessíveis, enfermaria e dois ambulatórios acústicos, pediatria, gerência e ouvidoria.
O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou os investimentos do estado para fortalecer as políticas públicas. “A entrega dessa reforma garante melhor assistência, melhor prestação de serviço e maior inclusão. O Governo do Estado já entregou o ambulatório TT de Campina Grande e estamos proporcionando mais assistência aos usuários do sistema público de saúde”, comentou.
Eterna
Fernanda Benvenutty (Remígio, 9 de fevereiro de 1962 — João Pessoa, 2 de fevereiro de 2020) foi uma técnica de enfermagem e militante transexual brasileira dos direitos humanos LGBT. Foi presidente-fundadora da Associação das Travestis da Paraíba (Astrapa) e vice-presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Em três eleições gerais no Brasil, tentou se eleger para vereadora e deputada estadual pela Paraíba, não conseguindo o número suficiente de votos para ser eleita.