Vivian Proença superou desafios e hoje faz vídeos para deixar todas as mulheres trans cheias de autoestima
A gaúcha Vivian Proença é uma “ariana arretada” de 37 anos que tem uma história não muito diferente de outras mulheres trans brasileiras. Aos 14 anos saiu de casa para se tornar quem realmente era, enfrentou vários desafios nada fáceis por conta do preconceito e decidiu assumir sua própria história.
Hoje está belíssima, poderosa e com vontade de deixar outras mulheres trans com a autoestima lá em cima. Como cabeleireira, sabe que se sentir bem consigo mesma é o primeiro passo para uma vida saudável, feliz e com espaço para a realização de todos os seus sonhos.
Natural de Cruz Alta, atualmente ela mora em Capão da Canoa, litoral do Rio Grande do Sul, de onde espalha pelo YouTube uma mensagem poderosa de que é possível sim construir a própria história, com um caminhar cheio de felicidade. Ela conta abaixo um pouco desses passos até aqui:
Assim como o resto do Brasil, o Sul também é muito preconceituoso com mulheres trans, aliás, o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo né. Mas o governo municipal de Cruz Alta está fazendo sua parte e tem no seu quadro de funcionários mulheres trans, o que me dá orgulho.
Eu desde sempre me via como uma menina/mulher. Meus problemas começaram quando eu descobri que não era. Como a maioria das mulheres trans que eu conheço, a nossa descoberta vem acompanhada de sofrimento, preconceito e abandono.
Saí de casa aos 14 anos, quando a convivência familiar não se dava mais devido a eu decidir fazer minha transição. Minha história não é diferente, mas teve um fim feliz, resgatei a relação com a minha família
Enfrentei violência física, emocional e social, mas decidi que eu não seria só vítima, eu seria protagonista da minha história, e nesse processo minha família foi fundamental, por isso eu sempre digo a todas as famílias, o acolhimento e o amor incondicional é o que uma pessoa trans precisa, pois o resto do mundo já está contra nós.
Depois de tudo o que vivi eu decidi criar o meu canal no YouTube e dividir as tristezas e alegrias de ser uma mulher trans no Brasil, e se com essa exposição eu conseguir ajudar uma pessoa já valeu a pena.
Eu falo sempre sobre autoestima, pois como sou cabeleireira sei o poder que é se sentir bem consigo mesma. Se cuidar e se amar acima de tudo.
Infelizmente eu acredito que vou morrer e que pouco vai ter mudado para nós mulheres trans, ainda mais agora que estamos vivendo esse retrocesso tão grande na nossa história política. Mas eu vou morrer lutando e tendo orgulho de ser uma mulher trans no Brasil.
Instagram @vivianproenca
Jane
13/05/2020 14:05
Essa mulher é sensacional. Orgulho demais!!!
Marilene Pereira
13/05/2020 14:54
Te admiro vc cada vez mais, bjos
Elisabete Matos
13/05/2020 16:43
Vivian Proença me sinto feliz por tê-la como amiga
Você é vencedora além de batalhadora pelos seus objetivos.Te amo lindona ✌🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Laura Durigon Ajala
14/05/2020 13:00
Sensacional essa mulher!