Erika Hilton se torna a primeira travesti do Brasil a ser eleita como líder parlamentar na Câmara

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) será a nova líder da bancada PSOL-Rede na Câmara dos Deputados. A parlamentar foi anunciada na quarta-feira (21) e será a primeira transexual a liderar uma bancada no Congresso Nacional. Erika irá liderar 14 deputados federais, em substituição a Guilherme Boulos (PSOL-SP), que se afastará do mandato para concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano.

Leia também:

Projeto da deputada Erika Hilton quer garantir a possibilidade de incluir apenas o nome social no novo RG

Projeto de Erika Hilton quer garantir acolhimento para pessoas idosas LGBT+ no município de São Paulo

Brasília recebe encontro de parlamentares LGBT+ para discutir os desafios da comunidade

Em suas redes sociais, Hilton comentou sobre a escolha. “Muito orgulhosa de ter sido indicada de maneira unânime como nova líder da bancada do PSOL-Rede na Câmara. Pela primeira vez na história, uma mulher trans liderará uma bancada no Congresso e negociará de igual para igual com todos os líderes partidários, na defesa do projeto eleito em 2022 e na base do governo Lula”, escreveu em uma rede social.

Erika Hilton é confirmada pelo Psol como candidata à deputada federal em outubro

Vereadora Érika Hilton promove arrecadação de agasalhos, cobertores e alimentos para pessoas em situação de rua  

Erika Hilton pede Frente Parlamentar para apoiar pautas LGBT na Câmara de São Paulo 

“Seu compromisso inabalável com um Brasil mais humano e solidário é a certeza de que Érika fará – como tem feito ao longo de todos esses anos – um trabalho brilhante em defesa do povo brasileiro e todas as minorias, que continuarão tendo na bancada do PSOL uma trincheira de resistência e luta por inclusão e justiça social”, declarou Boulos.

Erika Hilton foi eleita para o primeiro mandato na Câmara como deputada federal em 2022, sendo uma das dez mais votadas no estado de São Paulo, com 256.903 votos. Ela e a deputada Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras parlamentares trans da história da Casa.