Nossa colunista Ananda Oliveira fez História como a primeira mulher trans no Miss Bahia CNB
Leia também:
Ananda Oliveira é a representante do Rio Grande do Norte no concurso Miss Beleza Trans Brasil
Ananda Oliveira é a representante do Estado da Bahia no concurso Miss Beleza T Brasil 2020
E no último fim de semana tivemos candidata trans pela primeira vez na História do concurso Miss Bahia CNB – que escolhe a representante baiana para o Miss Brasil (aquele que passa na Band). E a pioneira foi nossa maravilhosa colunista Ananda Oliveira, que representou sua cidade, Caetité, no evento de sábado, 22 de maio.
Ananda é licencianda em Ciências Biológicas e também faz o curso de graduação em Design de Moda. Ela já é Princesa da LEP e Carnaval da Diversidade de Caetité em 2017; Rainha da LEP e Carnaval da Diversidade de Caetité em 2018; Miss Beleza Trans RN 2019; Miss Beleza T Bahia 2020 e faturou o título de Miss Fotogenia no mesmo concurso.
Integrante do Coletivo Feministas Marias e do grupo regional de mulheres Dorcas, Ananda conta à Ezatamag que “como uma mulher trans e negra, eu acredito que estar dentro de um concurso como este, que historicamente só aclamava candidatas cisgêneras, é um ato histórico. Estou reforçando e reafirmando a pluralidade feminina, demarcando um espaço de resistência, de representação e de referência”.
Para ela, “o mais importante é que este ato demarca este espaço como um espaço transformador, porque ao mesmo tempo em que diversas vivências de mulheres trans e travestis são marcadas pela dor, pelo ódio, pela transfobia e pela crueldade humana, eu estou aqui demarcando um espaço de visibilidade e força justamente para reafirmar todas essas vivências. Eu não estou sozinha no concurso, eu sou toda a minha comunidade!”
Ananda não venceu o concurso, mas entrou no Top 10 na Prova Beleza Pelo Bem.
Fotos: Juh Ribeiro