Deputados de MS já têm pronto para votação projeto de lei que proíbe a linguagem neutra  

Já está pronto para ir ao Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o projeto de lei que proíbe a utilização de linguagem neutra em escolas públicas e privadas do Estado. Por maioria, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou, na quarta-feira (1º), a tramitação da proposta. 

Leia também:

Deputado de MS quer vedar uso de linguagem neutra com projeto de lei que caminha rapidamente  

Deputada Isolda Dantas emplaca dois projetos de cidadania LGBT na Assembleia Legislativa do RN 

De autoria do deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), o projeto também veta a utilização de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da Língua Portuguesa para bancas examinadoras de seleções e concursos públicos. 

Na visão de Márcio, está sendo proposta uma mudança radical na norma culta do português. ‘’Ou seja, a prática visa usar palavras neutras, nem masculinas nem femininas. Na língua de uma nação nada se acresce pelo uso da força ou do enviesamento político ideológico’’, avalia. 

Um dado no mínimo interessante: a Assembleia de MS não é das mais diversas, a única deputada é Mara Caseiro (PSDB) e não há parlamentares LGBTI assumides.  

O projeto de lei foi cadastrado no sistema da Assembleia Legislativa no dia 8 de julho e agora segue para discussão em plenário.