Barra Mansa estreia festival de cinema LGBT+ para colorir calendário de eventos da cidade
No sul do Estado do Rio de Janeiro, Barra Mansa promove no próximo domingo, às 17h, o Cine Paratodes Barra Mansa – Festival de cinema LGBTQIAPN+. Em sua primeira edição, o evento é dedicado à celebração da diversidade e inclusão no Cinema e colore o calendário de eventos da cidade. A programação de estreia conta com uma seleção de filmes que exploram diversas perspectivas, identidades e experiências, cria um ponto de encontro para a comunidade LGBT+ na Cia Calegari – Rua Abdo Felipe, 17 – Ano Bom. Os ingressos são gratuitos e está aberto a todos.
Leia também:
Será exibido o curta-metragem “Marieta”, obra de Allan Loureiro, de Barra do Piraí, que retrata a transexualidade em uma região onde esse tema é algo que praticamente não é falado. Além das projeções, o festival oferecerá painéis de discussão com cineastas, artistas e representantes de entidades públicas. Sessões de perguntas e respostas estão planejadas para proporcionar momentos de interação e compartilhamento com o público do festival. O encerramento do evento será com apresentação musical com Mika Pistoleira e Ottis.
Por meio da Cultura, o festival quer ser um espaço dedicado a dar voz às histórias que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade. Ele faz parte do 3º Festival de Cinema de Barra Mansa e é produzido pela produtora NUX e Mula Manca + Átame, convidados pela Cia Calegari, realizadora do evento.
O projeto é uma das ações do Paratodes Paraty, que é um movimento que já realizou ações importantes em prol da comunidade LGBT+ como dois Fórum da Diversidade, capacitações para o atendimento ao público LGBT+, 29 requalificações de identidade e gênero e quatro casamentos homoafetivos em conjunto com a Justiça Itinerante.
Também já realizou treinamentos com mais de 30 empresas, 53 agentes comunitários capacitados em acolhimento e cadastro dos pacientes LGBT+. Além disso, o Paratodes Paraty é um coletivo que promove o bem-estar, a saúde, a educação e assegurar que os direitos sejam garantidos.
Informações pelas redes sociais do @paratodes.paraty
Allan Loureiro
06/03/2024 16:55
Que coisa mais linda!!! precisamos nos unir e fazer a diferença, mostrar nossa arte sem medo de nos mostrar, sem medo de ser quem somos, sem medo do que vão pensar. 🏳️⚧️🏳️🌈❤️