Casal de artistas abre exposição virtual e gratuita no dia 29 buscando mais acessibilidade à arte e discutindo o afeto
O casal de artistas Marcelo Prudente e Pedro Orlando está propondo um diálogo sobre a necessidade de acessibilidade em trabalhos artísticos, visando uma experiência para todos em uma sociedade que precisa contemplar a diversidade dos corpos que a compõem. É a exposição “Afecto”, que será feita em ambiente virtual e com acesso gratuito entre os dias 29 de abril (a partir das 19h) e 29 de junho.
Essa defasagem dentro dos aparelhos culturais brasileiros inspira a criação artística do casal de performers neste trabalho, refletindo sobre formas de consciência social. A exposição é elaborada integralmente por audiodescrições poéticas, um recurso originalmente utilizado para o acesso de pessoas com deficiência visual a diferentes manifestações visuais.
O desenvolvimento destas audiodescrições faz parte da composição do trabalho como um todo e a poesia é fundamental ao longo do processo de criação de cada roteiro. Além disto, a distribuição da exposição também conterá legendagem para surdos.
“Afecto” expõe 11 fotosequências de ações performáticas que se referem a imagens que registram afecções, partindo inicialmente da relação dos dois artistas LGBTQI+ e suas vivências. O que pode um corpo? Pode afetar e ser afetado. As afecções são este encontro de um corpo com o outro e como cada um destes corpos absorve essas experiências.
A partir deste conceito de Afecção de Spinoza, são criadas relações presentes em nosso cotidiano, como os êxitos, prazeres, dificuldades e desafios que traçam intersecções entre arte e vida, por meio de corpos modificados em constantes experiências.
As obras são apresentadas com rostos cobertos, mascarados, funcionando como metáforas sociais, fotografias de ações performáticas, que sugerem a emulação do movimento por meio de tirinhas em série. Todo o trabalho estará disponível gratuitamente em ambiente virtual e também contará com uma intervenção urbana nos muros laterais da Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Como parte da ocupação na Oficina Cultural, os artistas irão mediar dois bate-papos que serão feitos durante o mês de maio: “Afeto nas Artes”, no dia 13/05 com Tania Alice e Estela Lapponi e 27/05 “Acessibilidade nas artes” com Vera Araújo e Karen Montija. A exposição tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais.
Exposição Afecto:
Virtual e gratuita
29/04/21 – 29/06/21
Acesso à exposição: www.ateliertranse.com
Abertura: 29 de abril, quinta-feira às 19h pelo YouTube Oficinas Culturais (clique aqui)