Juan Guiã e Peu Queiroga fazem clipe bom para a cultura, para a política e para a solidariedade em tempos de pandemia
Juan Guiã e Peu Queiroga se uniram em um clipe que é um deleite para amantes de bons produtos culturais e apropriada trilha sonora para quem luta por um mundo menos intolerante. Não bastasse tudo isso, “Bacurau” também é solidariedade e está arrecadando fundos para o Instituto Transviver, de Recife, apoiar pessoas LGBT ainda mais vulnerabilizadas em seus cotidianos com a pandemia de Covid-19 (conheça o trabalho do Transviver clicando aqui).
“Os projetos precisaram ser paralisados porque todos eles tinham relação com aglomeração. Mas a gente focou todas as energias no combate à pandemia, para atender essa população com alimentos, atendimento psicoterapêutico online. A gente está tentando fazer o que a gente pode”, conta Juan, que tem uma história muito especial com o Instituto Transviver:
“Sou cantor, estudei dança e teatro a vida inteira. Sempre trabalhei com artes. Minha mãe fundou o Transviver porque ela ‘saiu do armário’ comigo há uns anos (risos). Ela começou a militar e atuar dentro da comunidade comigo motivada por eu começar a me expor e falar sobre essas questões, sobre essas vivências, no meu trabalho artístico.
Bacurau foi um projeto feito aqui em Recife que é todo revertido para o Transviver. A maioria das pessoas que participa é de afiliadas que participam dos projetos. O Bernardo Cruz, que dirigiu o clipe comigo, é um homem trans que estuda Cinema e também participa dos nossos projetos.
O elenco todo é de pessoas assistidas pelo Transviver, todo mundo que aparece no clipe é do Transviver. Os lucros do clipe, os streamings da música e do clipe, são revertidos para o Instituto. E é muito importante ter este espaço para falar sobre isso. Ao falar de pautas LGBT a gente encontra muito mais portas fechadas do que abertas.”
E tem ainda essa campanha super legal com camisetas beneficentes! Veja no vídeo:
Dono dos clipes também muito bacanas “Despacho” e “Sozinho no Mar” (confira o canal de Juan clicando aqui), ele prepara uma agenda de lives com essa deliciosa mistura de cultura, militância e solidariedade. A gente vai divulgar tudo.
Instagram @juanguia_