Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra sanciona reserva de vagas de empregos para pessoas trans

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou lei estabelecendo que empresas privadas garantam uma reserva de suas vagas de empregos para pessoas autodeclaradas transexuais e travestis.

Leia também:

Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs

Candidaturas trans e travestis não eleitas no dia 2 de outubro não perderam nada e a gente explica os motivos

Brasil elege suas primeiras deputadas federais trans; travestis conquistam também as assembleias em SE e RJ

A medida foi decretada pela gestora em novembro e obriga as firmas que recebam incentivos fiscais ou tenham convênio com órgãos do Poder Público do Estado a destinarem 5% de suas oportunidades para esse público, valendo inclusive para as vagas de contratos de aprendizagem e estágios profissionais.

A preferência é por aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. O texto justifica sua existência em apoio à “autonomia financeira” “por meio da inserção no mercado de trabalho” ao público-alvo da cota.

A nova lei determina que, no caso de não preenchimento da cota por ausência desse grupo com a qualificação necessária ao cargo proposto, as vagas podem ser remanejadas para o “público geral”.

“As empresas que recebem incentivos fiscais ou que mantêm contrato ou convênio com o poder público do Estado do Rio Grande do Norte deverão comprovar que empenharam todos os meios cabíveis para o cumprimento desta lei”, diz o dispositivo.

Ainda é garantido pela nova resolução o reconhecimento do nome social dos trans e travestis “ainda que distinto daquele constante dos documentos de identidade civil”. A pessoa contratada também terá direito de usar o banheiro do gênero com o qual se identifica, realizar modificações corporais e de aparência física, ser respeitada quanto ao modo de se vestir, falar, ou “maneirismo”, sem o risco de ser demitido.