Terceira maior do Brasil, Parada LGBT+ de Belo Horizonte confirma data para novembro
Depois de dois anos sem poder ir às ruas, a comunidade LGBT+ de Belo Horizonte pode marcar na agenda: dia 6 de novembro rola a 23ª edição da Parada Oficial do Orgulho LGBT da capital mineira. A organização é do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos/MG), que comemora neste ano duas décadas de luta.
Leia também:
Parada de São Paulo faz edição presencial após dois anos de pandemia e trevas
14 de julho é o Dia Internacional das Pessoas Não-Binárias
A última edição anterior à pandemia ocorreu em julho de 2019, quando também bateu seu recorde de público. Com o tema “Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall”, o Cellos/MG afirmou que cerca de 250 mil pessoas compareceram ao evento, superando a expectativa para aquele ano de 200 mil.
A entidade destaca que “a parada de BH é a terceira maior do nosso país e se tornou uma manifestação de grande porte. Isto envolve diversos órgãos públicos de segurança e controle, por este motivo a demora no lançamento da data, pois, sempre a fizemos com muita responsabilidade”.
A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte ocorre desde 1998 e é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social do Estado de Minas Gerais e uma das mais antigas do país. “Nesses 20 anos, o Cellos MG se tornou também uma entidade formadora de outras entidades expandindo em todo nosso Estado e País conhecimento, experiências e criando novas rotas.”
A organização lembra que é preciso responsabilidade para decidir os detalhes. “A Parada de BH se tornou uma manifestação de grande porte. Isto envolve diversos órgãos públicos de segurança e controle, por este motivo a demora no lançamento da data, pois sempre a fizemos com muita responsabilidade.”
Mas já tem fervo antes de novembro com a Feijoada da Diversidade, no dia 21 de agosto. Será no CentoeQuatro, na Praça Rui Barbosa, 104, no centro da capital mineira. Os ingressos podem ser comprados clicando aqui.
Foto: Fábio Corrêa/Hoje em Dia