Benny Briolly vai casar em Niterói em cerimônia cheia de diversidade
No dia 1º de setembro de 2024, Niterói será o cenário de uma celebração que transcende o matrimônio e é um símbolo de amor, inclusão e respeito às diversidades. Benny Briolly, 33 anos, e Mayron Carvalho, 26 anos, que estão juntos há três anos, unirão suas vidas em uma cerimônia ecumênica em São Francisco, Niterói (RJ), refletindo a luta contínua pela igualdade de direitos das pessoas LGBT+ no Brasil.
Leia também:
Vereadora Benny Briolly vence processo contra deputado estadual transfóbico
Vereador de Niterói é condenado por injúria contra a vereadora Benny Briolly
A cerimônia será conduzida pela pastora Mônica Francisco e contará com as bênçãos em iorubá de Mãe Aliny de Ayrá e Pai Marcos de Iyemanjá, celebrando a riqueza e a beleza das diferentes tradições religiosas no Brasil. Benny, usando um tradicional vestido branco, fará seu caminho até Mayron ao som dos atabaques de ijexá, uma homenagem às suas raízes afro-brasileiras.
A celebração da união, além de um ato de amor entre duas pessoas, é um marco de resistência e uma afirmação do direito de todos, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, de amar, serem amadas e formarem uma família. “Nosso casamento é a união do amor, da luta e do compromisso que assumimos de nos cuidar em comunhão”, expressou Benny, reforçando a importância de cada passo dado em sua jornada até este momento.
Com uma mistura de emoção e orgulho, Benny compartilha sua visão para o grande dia: “Junto com queridos amigos e familiares, vamos celebrar os momentos mais marcantes da nossa história de amor. É um sentimento de ansiedade por ser o dia mais esperado de nossas vidas e que nos enche de alegria.”
O evento contará com a presença de diversas personalidades públicas, como a Deputada Federal Talíria Petrone, a Deputada Estadual Dani Monteiro, a ex-senadora Heloísa Helena, os Deputados Federais Glauber Braga e Sâmia Bomfim, além de Linda Brasil, Deputada Estadual de Sergipe, Renata Souza, Deputada Estadual do Rio de Janeiro e do Cônsul da Alemanha Jan Freigang. Outras figuras notáveis confirmadas incluem Toni Reis, Diretor-Presidente da Aliança Nacional, Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris da Cidadania LGBTQIAPN+, e Mônica Benício, vereadora do Rio de Janeiro.
Ao falar sobre a significância de sua união, Benny destacou: “O nosso amor é força que nos traz a alegria e a motivação para vivermos e enfrentarmos os desafios de cada dia. Porém, também entendemos o quanto este processo se faz um poderoso ato político, porque muitas pessoas como nós ainda não podem desfrutar do deleite do amor expresso nessa forma e outras nem mesmo de existir.”
Além disso, a celebração é uma poderosa mensagem de que o amor LGBT é possível, real e merece ser celebrado. Como Benny afirma: “O amor entre nós foi forjado na luta que a vida nos trouxe um para o outro. O amor LGBTQIAPN+ no mundo de hoje é um ato revolucionário, o casamento de uma mulher trans com um homem é um ato de revolução e resistência.”
A mãe de santo Mãe Aliny de Ayrá enfatiza que estar junto com outras lideranças religiosas é no casamento é muito importante para provar que Deus é um: “ELE é um só, um só Orixá e que é maravilhoso. Tenho muito orgulho e muita satisfação em fazer parte deste momento da minha querida filha pequena Benny e rogo a Deus e aos Orixás muito amor, muita felicidade e que a união seja eterna”.
A união entre Benny e Mayron, além de um momento de alegria pessoal, retrata um símbolo de resistência e celebração de diversidade, com sua rica tapeçaria de tradições religiosas e culturais, em que todas as formas de amor devem ser celebradas e respeitadas.