Facebook lança série para a América Latina mirando na inclusão da diversidade no ambiente de negócios
O Facebook está apresentando sua primeira série documental produzida exclusivamente para a América Latina. É a Facebook Latam Season, que aborda, ao longo de seis episódios a importância crucial da diversidade e inclusão para o sucesso dos negócios.
A produção é da O2 Filmes e conta com a participação de nomes como Liniker e Emicida, além de diversos especialistas no assunto e executivos da empresa, como a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, e a vice-presidente regional para a América Latina, Maren Lau.
Em conversa com a Ezatamag, a equipe do Facebook destacou que ainda temos um longo caminho pela frente para colocar de vez a diversidade nas empresas, mas bons exemplos surgem a cada dia e as perspectivas vão aumentando:
Por que é importante discutir o papel da diversidade nos negócios do século 21?
Os benefícios de se ter uma força de trabalho diversa deveriam ser óbvios para todos nós. Contratar e desenvolver pessoas com diferentes origens e experiências não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é a chave para construir produtos melhores, tomar decisões melhores e servir melhor às nossas comunidades.
Como as redes sociais como Facebook podem ajudar a construir uma sociedade melhor?
Por meio das nossas plataformas, buscamos oferecer ferramentas para que todas as pessoas possam amplificar suas vozes, construir comunidades e levar suas ideias adiante. Do ponto de vista de negócios, as diversas ferramentas gratuitas que oferecemos também tornaram o ato de empreender mais inclusivo, facilitando a abertura e gestão de uma empresa e possibilitando alcançar um público que antes só seria possível com grandes investimentos. Um outro bom exemplo que temos na América Latina é o programa Ads for Equality, em que fomentamos a indústria de publicidade a produzir campanhas mais representativas, por meio de ferramentas de analytics e mensuração. Temos ainda uma longa jornada pela frente e muito a fazer, mas é nossa responsabilidade seguir evoluindo e estimulando o mercado a fazer o mesmo.
Como foi a escolha dos personagens para os episódios? O que vocês queriam refletir?
Foram selecionados representantes de 120 empresas da América Latina que estão abraçando a diversidade e 60 influenciadores que estão questionando o status quo, incluindo o rapper Emicida e a cantora Liniker, do Brasil; a artista Lila Downs e a blogueira Priscilla Arias, conhecida como La Fatshionista, do México; Caterina Moretti, uma comunicadora chilena com Síndrome de Down; e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, da Guatemala. Também participam da série a Chief Operating Officer do Facebook, Sheryl Sandberg, a Chief Diversity Officer, Maxine Williams, e a Vice-Presidente regional para a América Latina, Maren Lau. Além disso, importante dizer que todo o processo de escolha de fornecedores e produção em torno do Season levou em conta a relevância de termos times diversos trabalhando no projeto. Todo nosso processo em si já tem sido um enorme aprendizado.
A diversidade é bem representada nos negócios hoje ou ainda há muita resistência sobre esse tema no Brasil?
Muitas grandes marcas e pequenos empreendedores já estão fazendo a diferença ao abraçar a diversidade e mostramos um pouco desses casos no Facebook LATAM Season. Mas ainda há um longo caminho pela frente. Por isso, estamos felizes em apresentar o Facebook LATAM Season, uma série documental que convida a comunidade empresarial da América Latina a refletir sobre nosso papel e responsabilidade na construção de modelos de representatividade mais inclusivos e, em última análise, a perceber que a diversidade é fundamental para o sucesso dos negócios.