Teatro Oficina, em São Paulo, recebe o Bloco Baile du Zé para ensaio de carnaval
No próximo sábado, 8 de fevereiro de 2025, o Teatro Oficina, em São Paulo, recebe o Bloco Baile du Zé para um ensaio de carnaval. Zé Ed, que por uma década esteve à frente do Bloco Tarado Ni Você, lança seu novo bloco misturando música, performance e carnaval de rua. O Baile ainda recebe os convidados Sérgio Amorim (Festa Mais), a fanfarra Cornucópia Desvairada e a Escola de Samba Vai-Vai, que neste ano leva à avenida o enredo em homenagem a Zé Celso e ao Teatro Oficina.
Leia também:
Estrela do Terceiro Milênio terá como samba-enredo o hino “Muito Além do Arco-Íris”
Paulistano da periferia da zona oeste paulistana, mais precisamente do Jardim João XXIII, Zé Ed, 35 anos, passou anos dedicando-se à música. Escreveu sua primeira canção aos 16 anos, fez Musicoterapia, mas não concluiu para se dedicar aos palcos. Os primeiros passos de Zé Ed no ramo foram em um coral na empresa em que trabalhava, aos 15 anos.
O repertório do ensaio vem sem medo da mistura: desde clássicos do carnaval de todos os tempos, sucessos dos anos 90 e 2000 até os hinos mais recentes da folia.
Era auxiliar de escritório, e lá, aprendeu sobre repertório e canto com um dos regentes do grupo Mawaca, Gabriel Levy (acordeonista), que um dia o chamou para dizer que tinha talento para a música. Foi quando passou a fazer as aulas de canto, que segue até os dias de hoje.
A paixão pela música vem do berço. Herdou do avô, que organizava roda de violão em sua casa. Mas só foi dar o start profissional no grupo Batakerê (grupo com influências da cultura africana e indígena), onde ficou por sete anos, nos idos de 2003. Fez o tradicional circuito dos bares na noite, mas ainda não apostava em material autoral. A formação da banda Canto da Alma, na mesma época, foi decisiva em sua carreira. Neste período, dava aulas de canto em escolas da prefeitura.
Em 2011, lançou a faixa “Ânima” (primeira experiência com gravação), produzida por Luiz Gayotto e Estevan Sinkovitz. Em 2015, lançou o single “Bonde da Vida”, que está presente no novo disco. No Grupo Batakerê, teve contato com Pedro Peu, percussionista com muita experiência em cultura popular e vários outros que passavam por lá, como Nilson Dourado e Thiago Duar. No Tarado Ni Você, dividiu os vocais com Aricia Mess, Paulo Neto e Celso Sim.
Teatro Oficina – Rua Jaceguai, 520 – Bixiga
Sábado, 8 de fevereiro
A casa abre às 17h
Ingressos: R$50 (Sympla e bilheteria do Teatro Oficina)