Festival O Samba Continua reúne Galocantô, Roque Ferreira, Raquel Tobias, Bernadete, Samantha Santos e Samba Pros Orixás
Em sua segunda edição, totalmente gratuita e aberta ao público, o ‘Festival O Samba Continua’ celebra a força do samba enquanto expressão cultural genuinamente brasileira, promovendo encontros entre gerações e estilos que contribuem para manter viva e renovar essa cultura e tradição. Idealizado pela produtora Caminhante Music em parceria com a agência Muda Cultural, o evento ocupa a Casa de Francisca nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024, com atrações que vão do samba de raiz às releituras contemporâneas.
Leia também:
Junção de talentos celebra diversidade no estilo musical entre Ale du Black e Arthur Bezerra
As cores em movimento da pastora lésbica Priscila Coelho
Movimento não apoia as violências do fundamentalismo instaurado dentro das igrejas
“Este projeto, criado em 2020, no início do isolamento social durante a pandemia, nasceu com a proposta de manter viva a ‘chama’ do samba, independentemente das circunstâncias. A primeira edição foi realizada em ambiente virtual, e o nome do festival é inspirado no samba ‘A Alegria Continua’, de Mauro Duarte e Noca da Portela. Poder realizar a segunda edição presencialmente na Casa de Francisca, no centro histórico de São Paulo, e reunir grandes artistas é uma enorme alegria, honra e satisfação — especialmente em uma data próxima ao Dia Nacional do Samba, uma celebração marcante no calendário do samba em todo o país”, destaca Douglas Oliveira, fundador da Caminhante Music.
No sábado (30/11), a partir das 16h, a roda começa a girar no porão com o DJ Sammy, do projeto Groove 011, que aquece o público para uma noite de encontros e homenagens. Na sequência também no porão, Raquel Tobias comanda o projeto Mulheres no Sincopado, trazendo ao palco Bernadete e Samantha Santos para um espetáculo com samba de terreiro, enredo e partido alto, destacando a força das mulheres dentro dessa tradição. Em seguida, Roque Ferreira & Samba Pros Orixás encerram a noite, às 22h, no salão do 1º andar com uma celebração da ancestralidade afro-brasileira, levando o público a uma viagem musical de fé e resistência. Em ambos os dias, será necessário retirar ingressos a partir das 16h no porão e 20h no salão.
No domingo (01/12), também a partir das 16h, o grupo Galocantô assume o palco do porão com sua fusão de samba tradicional e contemporâneo, prometendo embalar a plateia com clássicos e composições próprias pra serem cantadas e acompanhadas pelo público na palma da mão. Os DJs Sammy e Coelho completam a trilha sonora do dia, passeando por diferentes ritmos brasileiros, batidas e sonoridades para ninguém ficar parado.
Idealizado pela Caminhante Music, empresa especializada no mercado musical, e realizado em parceria com a agência Muda Cultural, o festival é viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) e patrocinado pela WTW.
“Na WTW, temos o orgulho de apoiar iniciativas culturais que celebram a diversidade e promovem a conexão entre as pessoas. O samba, como uma das expressões mais autênticas da cultura brasileira, reforça a importância de valorizar nossas raízes enquanto olhamos para o futuro. Projetos como o ‘Festival O Samba Continua’ são fundamentais para manter vivas tradições que transcendem gerações e inspiram transformação”.
Festival O Samba Continua
Datas: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024
Local: Casa de Francisca
Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé,
Entrada: Gratuita | sujeito à lotação