Modelo, hostess e influencer de beleza, Mylena Vanucci desfila contra a falta de oportunidades e tirando o preconceito da passarela
Na passarela da vida a paulistana Mylena Vanucci desfila de cabeça erguida, querendo ser reconhecida por seu trabalho, seu suor, na carreira de modelo. Um sonho que no começo pode ter parecido impossível de ser realizado, mas determinação nunca faltou para esta libriana, que já trabalhou no Playcenter, na TV Record e nas lojas C&A antes de caminhar de vez nas passarelas.
É a força de vontade de quem quer fazer acontecer. De quem sabe que foco e muito esforço produzem os mais belos resultados nas nossas vidas “E eu sempre fui atrás do sim, porque o não eu já tinha. Aí eu fiz desfiles, fiz publicidades, fiz campanhas, sou de três agências e assim a vida segue. Sempre alcanço os meus objetivos”, conta para a Ezatamag.
Mylena atualmente tem múltiplas funções e dá conta com excelência de todas elas porque é capaz e contou com oportunidades para provar isso. Modelo, hostess, influencer de beleza e tudo mais o que ela quiser ser contará com uma mulher decidida, que não se entrega e quer mostrar ao mundo que todo mundo tem sua própria beleza.
Força, foco e fé. São as minhas três palavras que guiam a minha carreira. Se fossem quatro a quarta seria determinação também!
É para derrubar padrões que ela desfila, é para empoderar outras mulheres trans que ela segue, é para mostrar a todas que elegante mesmo é a o amor-próprio que ela batalha todos os dias em uma indústria que ainda tem preconceitos. Um cenário que está mudando, acredita ela, mas ainda temos muito a caminhar para colocar o respeito e empatia de vez nos looks de todas as estações do ano para serem usades por todes.
Com vocês, Mylena na passarela:
Como surgiu a paixão pela carreira de modelo em você?
A paixão pela carreira de modelo surgiu há muitos anos, na verdade sempre gostei de trabalhar com arte. Mas como sou uma pessoa com estatura mediana, baixa, tenho 1,65m, sempre me falaram que eu nunca conseguiria trabalhar com Moda devido à minha altura. E eu sempre fui atrás do sim, porque o não eu já tinha. Aí eu fiz desfiles, fiz publicidades, fiz campanhas, sou de três agências e assim a vida segue. Sempre alcanço os meus objetivos.
Você tinha referência-inspiração de outras modelos? Quais?
Sim, sempre tive referência de outras modelos. A minha modelo referência é a Gisele Bündchen. E tem outras também como Adriana Lima, Fernanda Vogel, Shirley Mallmann, as modelos de antigamente. Mas as modelos fashion todas para mim são uma grande referência. Victoria’s Secret Fashion Show para mim é um desfile que quebra qualquer paradigma, tabu, mostra que qualquer uma pode ser uma modelo fashion e mostrar a beleza real da mulher. Não aquela moda engessada, porque eu acho que todas as mulheres, todas as pessoas têm a Moda dentro de si. E eu crio a minha Moda, não vivo a Moda, crio a minha própria.
Quais são as três palavras que guiam a sua carreira profissional?
Força, foco e fé. São as minhas três palavras que guiam a minha carreira. Se fossem quatro a quarta seria determinação também!
Acho que todas nós temos um padrão diferente e todas nós podemos mostrar o nosso potencial como modelo, vestir uma roupa e mostrar aquela roupa conforme ela tem que ser vista.
Em que ponto da sua caminhada a carreira de modelo e a transição se encontraram?
A minha carreira de modelo se encontrou quando eu conheci um estilista chamado Paulo Vieira, que hoje é Jennifer Vieira, que me convidou para fazer parte do casting de um dos desfiles dele na época. Eu entrei para o casting dele e acabei conhecendo também o estilista Alex Santos, que é do PIM, Periferia Inventando Moda, e acabei entrando para o casting do PIM também, que é lá de Paraisópolis. Fiz também desfiles para a Osasco Fashion Week e foi assim que eu comecei a engajar a Mylena no mundo da Moda.
Qual foi seu primeiro desafio profissional?
Eu já tive vários desafios profissionais. Eu já trabalhei no Playcenter, já trabalhei na TV Record, na loja C&A. Mas acho que meu maior desafio profissional, na minha carreira de modelo, foi eu tentar me engajar, me incluir no meio da Moda, porque existe muito preconceito devido a eu ser uma mulher trans. Por eu não ter estatura para mostrar o meu potencial, esse foi o meu maior desafio. Mas eu consegui passar por todas as barreiras e mostrei que eu sou capaz, que todas nós somos capazes de mostrar o nosso potencial. A gente precisa quebrar esse tabu, esse paradigma de que modelo é aquele padrão que todo mundo ainda segue. Não existe para mim um padrão de modelo, acho que todas nós temos um padrão diferente e todas nós podemos mostrar o nosso potencial como modelo, vestir uma roupa e mostrar aquela roupa conforme ela tem que ser vista.
Qual lição você aprendeu com ele que você possa dividir com quem pode enfrentar o mesmo?
O que eu aprendi, a lição que eu posso dar, é que nunca desista do seu sonho. Sempre corra atrás, nunca desista. Todos nós somos aptos a desenvolver qualquer, qualquer coisa que nos delegam. Nós todos somos capazes de mostrar que nós podemos. E eu nunca desisti. Essa é a lição que eu deixo aqui para quem vai ver, ler, ouvir, nunca desista dos seus sonhos, eles estão aí para serem vividos e sonhar não custa nada, não é verdade?
A gente precisa quebrar esse tabu, esse paradigma de que modelo é aquele padrão que todo mundo ainda segue. Não existe para mim um padrão de modelo.
O mercado para modelos trans tem melhorado? Você acredita que tem existido mais espaço?
O mercado tem melhorado sim, bastante. Mas infelizmente a indústria da Moda ainda tem certo preconceito. Eles não dão oportunidades, o mercado, a indústria da Moda, ainda procura mulheres trans com aquele estereótipo de homem e mulher ao mesmo tempo. Eles não dão oportunidades. Eu ainda graças a Deus tive a sorte de ser fotografada por alguns fotógrafos famosos, conhecidos, mas eu ainda serei fotografada por alguns bem mais famosos. A vida é feita de oportunidades.
Agora me conta qual é o seu maior sonho.
Eu acho que eu ainda não realizei, que é ser reconhecida pelo meu trabalho. Ser reconhecida nacional e internacionalmente pelo meu trabalho, pelo meu suor, pelo que eu quero ser, o que eu quero fazer. Este é meu maior sonho!
Instagram @mylenavanucci.ofc
Fotos: Rodrigo Marrano @rodrigomarrano
Stylist: Ana Gomes @stylist.anagomes
Mylena Vanucci
05/05/2021 02:49
Eu simplesmente AMEIII ter dado essa entrevista para você querido Hélio Filho!
Pessoa gentil e com uma reciprocidade incrível!
Obrigada por nos dar a oportunidade de contar nossa história, e eternizar nossas vidas!
#Obrigada 🙏🏻😍
Tadeu Furlanetto
22/02/2022 03:58
Uma refrecancia para a nova geração MARAVILHOSA 👑😍 Mulher EMPODERADA!!
Parabéns Mylena Vanucci você é um exemplo!!
Jacqueline Mendes
22/02/2022 08:32
A My é maravilhosa! Encantadora… Desejo que você conquiste todos os seus sonhos gata! Amei a entrevista… Brilhe muito ❤️
Leonardo Soares Araujo
22/02/2022 10:11
Eu tenho o enorme prazer de ter conhecido e de ter esta pessoa de luz ao meu lado. Essa mulher que é batalhadora e de um respeito único, que realmente se dedica a dar o melhor de si em cada atividade que realiza!!! Um exemplo a ser seguido!!! Beijo enormeeeeee
Samantha
22/02/2022 13:11
A Mylena é uma pessoa maravilhosa, tive a oportunidade de conhecê-la e ela é uma pessoa linda por dentro e por fora, humilde, simpática, divertida, inteligente, sem preconceitos e desejo a ela que realmente de tudo certo para sua carreira que sei que vai chegar longe por ter muitas qualidades e linda também e que um dia acabe o preconceito por conta de ignorância. Desejo tudo de maravilhoso na sua caminhada 🥰😘
Hellen costa
22/02/2022 22:50
Parabéns!!!! Você é excelente.
Thiago
23/02/2022 10:40
Mylena que pessoa excepcional, determinada, muito focada em seus projetos e trabalho. Sempre com muito talento conquistando cada vez mais notoriedade no meio da moda. Linda e exuberantemente, transmite simplicidade e muita elegância. Profissional de grande sucesso, maravilhosa.