Cientista política cria campanha para arrecadar comida e homenagear amiga trans
Macuxi é uma fofa personagem ilustrativa criada pela cientista política Carol Barroso para arrecadar comida para quem tem fome usando o brasileiríssimo cordel. Mas a vida colocou no caminho das duas uma pessoa muito especial que fez com que as historias levassem em conta também a diversidade sexual.
Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre em Ciência Política pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Bélgica, a roraimense Carol atualmente mora no centro da política nacional, em Brasília, e usa sua formação para estudar o fenômeno da fome – sem deixar de olhar para as outras dores do mundo.
“A Macuxi quer falar de todas as causas. A causa LGBT também é uma delas”, conta Carol, revelando que a diversidade entrou em sua vida quando assistiu ao processo transição de um grande e amado amigo: de Ítalo para Íris, mas com alguns percalços.
O projeto está em fase de financiamento (clique aqui para ajudar) para reverter cordéis, ecobags, canecas e muitos outros produtos em pratos de comida. Mas também ajudar a educar e a chamar a atenção para a necessidade da empatia nos dias de hoje. Ela explica melhor o projeto:
O que é Macuxi pelo Mundo? Qual o objetivo?
O projeto “Macuxi pelo Mundo” nada mais é do uma garotinha (personagem ilustrativo) que vive a busca de entender o fenômeno fome e ela fala disso por meio de cordéis, e conta histórias em forma de cordéis com muitas lições. O projeto envolve uma coleção de cinco livros infantis da Macuxi que serão publicados no ano que vem e que felizmente uma editora se apaixonou e vai publicar. Essas histórias rimadas educam crianças e adultos sobre não desperdiçar, sobre compartilhar, sobre como tratar os alimentos e consequentemente os pequenos leitores aprenderão um novo conceito: alimentar como sinônimo de amar. Tem também outra perspectiva para alcançar outro público, que é de criar uma linha de produtos com a personagem Macuxi e seus cordéis, porém esses cordéis tratarão de temas tão importantes quanto a fome, como racismo, política, cultura, educação entre outros temas. Inclusive acabei de receber um livro com um cordel publicado, onde ganhei um concurso nacional de poesia com um cordel de título “Política”. Mas a Macuxi quer falar de todas as causas. A causa LGBT também é uma delas.

Mas como surgiu seu envolvimento com a diversidade?
Tenho vários amigos gays e os amo incondicionalmente, super apoio a luta deles. Meu melhor amigo na Bélgica, (Ítalo/Íris) é uma das pessoas mais incríveis que conheci na vida. E quando comecei a entender esse mundo eu escrevi um cordel de homenagem a ele. Eu conheci o Ítalo e ela estava passando por um período difícil porque queria mudar de sexo, mas não se adaptou aos remédios e vivia essa luta entre escolher ser a Íris ou o Ítalo! E acho que esse cordel representa muito e educa as pessoas sobre os conceitos errados que a sociedade criou e a gente cresce acreditando que são verdade absolutas. Além de conseguir alimento pra quem tem fome eu quero alimentar a alma das pessoas e educar.
Mas além do cordel também serão feitos outros produtos para arrecadar dinheiro para a causa.
Sim. A linha de produtos terá canecas, ecobags, porta-copo, capa de almofada, imã de geladeira, camisetas, agendas, botons e avental, inicialmente! A ideia principal é que ao adquirir um produto da Macuxi, a pessoa estará comprando não só um produto, mas uma causa, ou seja, um produto é igual a pratos de comida.
E qual é a sua meta?
Coloquei no projeto uma meta de 10 mil reais, pois o valor que o ilustrador cobrou foi 5 mil reais para me entregar 14 versões desse personagem (ela rindo, com raiva, lendo, na chuva, dormindo, entregando comida entre outras versões). Pois sem a Macuxi na versão ilustrativa é impossível criar a linha de produtos. Após ter a Macuxi com “vida”, produzirei pelo menos 2 kits desses produtos para testar a venda e enfim seguir produzindo, vendendo, doando e gerando pratos de comida, ou seja, um ciclo. A ideia é que a “Macuxi pelo Mundo” ganhe voz e visibilidade nas redes sociais e quem sabe sensibilizar um número maior de pessoas e apoiadores, pois quanto mais investimento, mais pratos de comida.
Como será feita a venda?
Em lojas colaborativas, pelas redes sociais, feiras e posteriormente em site próprio www.macuxipelomundo.com.br.
A Macuxi quer falar de todas as causas. A causa LGBT também é uma delas.
Como reverter cordel em pratos de comida para quem precisa?
O objetivo do Projeto “Macuxi pelo Mundo”, não é fundar uma ONG, é se tornar um movimento, é conseguir dinheiro com a venda dos produtos e financiar instituições que lidam com essa temática e que já tëm uma estrutura logística e física para isso, ou seja, a Macuxi seria UM MEIO de viabilizar recursos e doar para tais instituições. O projeto quer ajudar instituições que amam a causa e põem a mão na massa, mas que não possuem financiamentos para seguir com seus projetos e muitas vezes precisam fechar as portas, ou seja, a Macuxi quer ser mais uma apoiadora dessas instituições e da causa do combate à fome, pois o lucro com a venda dos produtos será revertido em doações para essas instituições, logo, o dinheiro se transformará em comida. Serão doados 80% do que for arrecadado com a venda dos produtos mensais para as ou a instituição que for contemplada com as doações e 20% será para reinvestir na produção dos novos produtos e assim manter esse ciclo vivo e eficaz, ou seja, produção de produtos, venda, arrecadação, doação e por fim pratos de comida.
Um ciclo virtuoso que merece não ter fim.
A intenção de conseguir o valor proposto neste projeto é apenas para começar o ciclo, que acredito que pode dar muito certo e quem sabe a “Macuxi pelo Mundo” se consolide como um símbolo de combate à fome. Muitos exemplos no mundo com essa mesma proposta deram muito certo, como, por exemplo, nos EUA uma senhora conseguiu alimentar mais de 10 mil crianças apenas com a venda de bonecas artesanais. Isso prova que esse movimento é mais do que possível! Gostaria muito de tentar!
No Instagram: @macuxipelomundo