Performance “Afetividade” de Ayume Andrade
Exposição em Fortaleza traz reflexões das infâncias dissidentes de 10 artistas trans
O Hub Cultural Porto Dragão, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe desde o último dia 16 a exposição “A Primeira Galeria do Mundo”. A programação é gratuita e livre para todos os públicos.
Leia também:
Projeto “Vozes do Amanhã” traz encontros históricos da música brasileira
Festival Tokka faz edição do Orgulho LGBT+ apontando para novos tempos na balada
Festival Nas Batalhas celebra no Sesc Belenzinho 50 anos de resistência da Cultura Hip Hop
Com curadoria de Levi Banida, “A Primeira Galeria do Mundo” é uma comemoração expositiva das infâncias dissidentes de 10 artistas trans, travestis e não-bináries do Ceará, que reúnem suas criações e elaborações artísticas sobre suas trajetórias de desenvolvimento enquanto crianças e adolescentes.
Compõem a exposição obras de Aires, Arrudas Maria, Ayume Andrade, Beija Aragão, Bento Leite, Chate, Dami Cruz, Indja, Levi Banida e Sy Gomes, que compartilham produções que atravessam o campo da fabulação, da criação-brincadeira, e dos signos da infância.
“A Primeira Galeria do Mundo” é uma ação realizada pela Banida Plataforma e apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará por meio do Edital de Incentivo às Artes 2022, compondo a programação do projeto “Circuito Plataforma Cruz – Artes visuais autocuradas enquanto capilarização trans, travesti e não-binárias na cidade de Fortaleza”.
O Hub Cultural Porto Dragão faz parte das políticas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) com foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando por meio do planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.
“A Primeira Galeria do Mundo”
Praça das Artes – Hub Cultural Porto Dragão (Rua Boris, 90c – Centro)
Gratuito e aberto ao público