SP: Projeto de Lei cria espaços para apoiar vítimas de violência sexual

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) analisa o Projeto de Lei Nº 800/2023, de autoria da Deputada Beth Sahão (PT-SP), que propõe a criação dos “Pontos Arco Íris”, espaços de conscientização, atenção, apoio, acolhimento, ajuda e acompanhamento a vítimas de violência sexual, com foco especial na população LGBT+.

Leia também:

Projeto de lei que define os crimes de ódio e intolerância e estabelece suas punições recebe parecer favorável

Projeto de Lei da União Homoafetiva faz 16 anos no Congresso Nacional

17 de Maio é o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Dá para comemorar?

O Projeto propõe a criação de locais seguros e sinalizados destinados ao apoio e orientação de vítimas de violência sexual. Esses pontos fixos ou móveis serão fundamentais para oferecer informações, atendimento especializado e acompanhamento pós-traumático, ajudando as vítimas a superar situações difíceis e reconstruir suas vidas.

O programa também quer promover debates, conscientização e ações de prevenção contra assédio e violência sexual. Por meio de campanhas educativas, parcerias governamentais e não governamentais, o projeto busca mobilizar a sociedade a enfrentar a cultura de violência e a lutar contra práticas machistas e homofóbicas.

Beth Sahão: aprovar essa Lei é uma maneira importante de contribuirmos

A deputada Beth Sahão, autora do projeto, destaca: “Aprovar essa Lei é uma maneira importante de contribuirmos com a implantação de políticas públicas capazes de promover proteção e a busca de garantia de direitos a diversos grupos da população brasileira.”

O Projeto atualmente está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.