Festival Favela Sounds anuncia edição especial de Carnaval entre 10 e 15 de fevereiro

O maior festival de cultura periférica do Brasil, Favela Sounds, inicia o ano de 2025 com o anúncio de uma edição especial de Carnaval, entre 10 e 15 de fevereiro. Com uma programação totalmente gratuita (como sempre) o evento reúne artistas das periferias dos quatro cantos do Brasil – e também do exterior.

Leia também:

Ana Cacimba apresenta “Oxóssi”, canção que mescla afro pop e beats eletrônicos com instrumentos tradicionais

Livro resgata a vida de Miriam Batucada, ícone andrógino do samba

Lucas de Castro lançará o single autoral e dance video ‘Outra Trajetória’, dia 24 de janeiro

AJULIACOSTA (SP), Budah (ES), O Kannalha (BA), DJ Caio Prince (SP), Kem Kem (Nigéria/Reino Unido), Jamz Supernova (Reino Unido), PÖ (Gana/França), Mac Júlia (MG), Rayssa Dias (PE), Afreekassia (SP), BAMBA FLOW (DF/SP) – UMiranda + DJ Nyack, Trilogia do Santo Amaro (RJ) – DJ Eva + DJ Fernandinho B20 + LéoDJ BigMix, Laady B (DF), David Sampler feat. Maderito (PA), DJ J4K3 (DF) e DJ Beatmilla (DF) integram a programação d´O Baile, que rola dia 15 de fevereiro.

Nesta edição especial de Carnaval, que veio para surpreender seu fiel público, O Baile será no jardim externo do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) Brasília, num espaço menor do que o habitual, mas ainda grande, com espaço para 7 mil pessoas. A retirada de ingressos será através do site do CCBB a partir de 07/02. Os 16 artistas deste lineup, passeiam pelas principais sonoridades produzidas nos guetos como: rap, trap, pagodão baiano, tecnobrega, brega funk, funk e afrobeat nigeriano.

A juventude periférica do DF poderá contar com o serviço gratuito de ônibus para ir e voltar, a partir de diferentes RAs. Nesta edição, o festival dobrou a quantidade para 20 ônibus. Dois desses veículos farão uma rota ininterrupta entre a Rodoviária do Plano Piloto e o CCBB, do começo ao final do evento, contribuindo também para a mobilidade do público que virá de ônibus ou metrô, de qualquer região de Brasília. Os demais ônibus vão e voltam dos endereços mais pedidos pelo público do evento e demandam inscrição prévia para acesso. Após a última edição do festival, a Folha de S. Paulo publicou: “Como o Favela Sounds, no DF, se transformou em um exemplo de acessibilidade”.

A juventude periférica do DF poderá contar com o serviço gratuito de ônibus para ir e voltar

De 10 a 14/02, acontece uma maratona de atividades em outras Regiões Administrativas do Distrito Federal como: Taguatinga, Ceilândia, Paranoá e Recanto das Emas. A programação educacional inclui três debates em instituições do ensino público, duas oficinas criativas ministradas em unidades do sistema socioeducativo local, além do Afrobeat LAB (um laboratório para DJs e produtores musicais realizado em parceria com o British Council e com a participação da DJ Kem Kem, natural de Lagos (Nigéria) e radicada em Londres.

A Favela Talks, conferência criada para fortalecer artistas e negócios criativos das periferias do Distrito Federal, acontecerá em Taguatinga, com o patrocínio da Claro. Temáticas como: “tecnologias a favor do futuro das periferias”, “racismo algorítmico” e “meio ambiente” estarão em pauta, ao lado de oficinas práticas, rodadas de negócio e Lab de Mentorias, com especialistas do mercado criativo. (Programação completa abaixo). A Favela Talks será coroada com três grandes shows: Chico César no SESI Yara Amaral (Taguatinga), MC Luanna na Birosca do Conic (Plano Piloto) e Ebony na Praça do Cidadão (Ceilândia).