Maria Lucas apresenta “Próteses de Proteção” pela primeira vez em São Paulo nos dias 14 e 15 de julho

Texto ensaístico da artista e escritora trans Maria Lucas, que busca refletir sobre a historicidade dos corpos trans em sociedade a partir da própria experiência da autora em meio à pandemia de covid-19, “Próteses de Proteção” será apresentado pela primeira vez em São Paulo, no formato de leitura-performativa ou experiência cênica, nos dias 14/07, sexta, às 21h30; e 15/07, sábado, às 18h30, no Sesc Ipiranga. A direção é da multiartista Wallie Ruy.

Leia também:

Maria Lucas apresenta “Próteses de Proteção” pela primeira vez em formato de experiência cênica, no Rio de Janeiro

Maria Lucas assina idealização e dramaturgia do clássico de Tchekhov “A Gaivota” no Rio de Janeiro

Maria Lucas lançará o segundo livro de sua trilogia, “Mais Uma Casa de Bonecas”

“Próteses de Proteção” é uma leitura-performativa que dá voz às mulheres trans e travestis brasileiras, abordando as violências diárias enfrentadas por seus corpos. Combinando escrita e performance, Maria Lucas utiliza um cenário simples, um computador onde ela redige ao vivo seus textos, cadeiras e um celular onde faz uma live interativa com o público do teatro e de fora dele.

A leitura dá voz e espaço às mulheres trans e travestis brasileiras que, através de Maria, ecoam as violências diárias às quais seus corpos são submetidos. Essas violências não são resultado de sua identidade como pessoas transgêneras, mas sim da transfobia estrutural que afeta e oprime a população trans no Brasil, um país com alta incidência de assassinatos dessa comunidade.

A leitura dá voz e espaço às mulheres trans e travestis brasileiras que, através de Maria, ecoam as violências diárias

Mesclando teoria de gênero a memórias pessoais, “Próteses de Proteção” sagrou-se vencedor do concurso de textos ensaísticos do Instituto Moreira Salles em 2020 e foi publicado pela Revista Serrote no mesmo ano, tornando Maria, que é autora dos livros “Esse Sangue Não é de Menstruação, mas de Transfobia” e “Mais Uma Casa de Bonecas”, a única pessoa trans vencedora do renomado concurso.

“Próteses de Proteção” é um experimento cênico que explora alegoricamente as muitas camadas das máscaras físicas, emocionais e sociais que as pessoas transvestigêneres usam como armaduras e a maneira como são atravessadas, para se protegerem contra as múltiplas violências e adverCISdades ao longo de toda sua história e vida.

“Próteses de Proteção” é um experimento cênico que explora alegoricamente as muitas camadas das máscaras físicas

Através do ensaio dramaturgico e atua-ação de Maria Lucas, percorreremos um “novo tempo de transmutações” apontando para um período de transformações profundas e libertadoras de autocoroação”, diz Wallie Ruy, diretora artística do projeto.

Próteses de Proteção:  14/07, sexta, às 21h30; e 15/07, sábado, às 18h30

Auditório – Sesc Ipiranga (R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga, São Paulo – SP)

Duração: 60 minutos.

Classificação Indicativa: 18 anos.

Grátis.

Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na bilheteria.